Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

4 passos para terminar o ano de bem com o corpo e com a saúde em dia

Hora de se preparar para o verão que vem aí e para o próximo ano. Que tal começar tudo isso com o pé direito?

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 19/11/2015, às 15h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
exercicios - shutterstock
exercicios - shutterstock
Em uma época do ano que se come tanto e ao mesmo tempo há tanta cobrança para estar em forma, é essencial um cuidado a mais com a saúde. Fugir de planos mirabolantes, por exemplo, já garante que sua saúde não seja afetada pela pressão de estar magra para o próximo verão. Quem quer secar o shape sem colocar a saúde em risco deve ter em mente a dica da fisioterapeuta e consultora da Ibramed Renata Moreira"Para a saúde do corpo em geral, criar uma rotina de exercícios é o primeiro passo, além de uma alimentação saudável. Entretanto, para aquela gordurinha localizada, é preciso um esforço a mais", explica. 

Para ajudar nessa missão, a especialista fez um plano com 4 passos para emagrecer sem risco. Vamos colocar em prática?

Mente tranquila, barriga magrinha: Um estudo realizado pela Universidade de Yale, nos EUA, aponta que o estresse é um dos vilões para quem quer uma barriga seca. Quando o cortisol - hormônio do estresse - é produzido em maior quantidade, o corpo acumula gordura em volta dos órgãos, aumentando o inchaço da barriga. 

Sete horas de sono, pelo menos:Enquanto dormimos, o metabolismo acelera e o organismo transforma rapidamente gordura em energia, ao invés de estocá-la. Além disso, uma boa noite de sono regula os hormônios - inclusive o cortisol - deixando o corpo menos estressado e ansioso. 

Faça qualquer tipo de exercício:Inclua o exercício físico em sua rotina, independentemente de questões de tempo, limitações, oportunidade ou até situação financeira. Substitua o carro pela bicicleta, a escada pelo elevador, vai correr com seu cachorro. "Além da queima de calorias, o exercício coloca o corpo em sintonia, o que diminui o estoque de gordura", explica Renata. 

Coma bem sem fazer dietas malucas:O corpo precisa de energia. Caso haja diminuição drástica nas calorias ingeridas, o próprio organismo entra em alerta e, ao invés de transformar gordura em energia, ele irá estocar no abdômen. Coma regularmente de três em três horas, evite gorduras, industrializados, processados e frituras e abuse das proteínas, legumes e vegetais. Para a barriga, os alimentos com fibras são os mais indicados por proporcionar o desinchado da região e o melhor funcionamento do intestino.