Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 Dicas para não extrapolar nas festas de final de ano

Especialista ensina cuidados para se divertir sem esquecer da saúde

Gabriella Gouveia Publicado em 21/12/2016, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exageros nas confraternizações com família e amigos podem estragar seu fim de ano - Shutterstock
Exageros nas confraternizações com família e amigos podem estragar seu fim de ano - Shutterstock

Com a chegada das datas festivas, inúmeras comemorações, viagens e excessos são esperados, mas isso não quer dizer que podemos exagerar e descuidar da nossa saúde.Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano. Para aproveitar as festas sem correr riscos, o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, sugere atenção em alguns pontos:

1) Beba muita água

Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo, por isso a ingestão de água é tão importante, mas se você é daqueles que não consegue tomar a bebida com facilidade, Dr. Aier dá outra dica. Uma boa opção para os dias de calor é a água de coco, que, além de conter baixo número de calorias tem uma composição natural semelhante a do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia.

2) Cuidado com o que você come

Outro sintoma comum nos dias de calor é a falta de fome, porém, é muito importante que a pessoa se alimente para não correr riscos. O melhor jeito para driblar o problema é consumir alimentos leves e de fácil digestão, como por exemplo, saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

3) Mantenha sua rotina e horários

É muito comum que nessa época do ano as pessoas abram mão da sua rotina e dos seus horários, acordando mais tarde e programando atividades ao longo do dia que não fazem parte de seus hábitos, afetando também sua saúde. Se você consegue manter o controle, sair da rotina pode não trazer consequências, mas, existem pessoas que, quando saem do ritmo normal, acabam exagerando. É importante descansar e se divertir, mas estabelecer horários mais próximos aos do seu dia a dia evitam maiores riscos.

4) Atenção à conservação dos alimentos

No verão, os alimentos podem perecer mais rapidamente. Por isso, quando for comprar os alimentos para as festas como frutas, verduras e legumes, é bom verificar o seu estado geral, evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazená-los, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa.

5) Cuidado com aquela cervejinha a mais

Especialmente nas festas de final de ano, bebidas alcoólicas são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha.  O problema é que além do álcool ser calórico, quando ingerido em grandes quantidades, pode levar à desidratação, já que a o conteúdo "retira" a água das células, agindo como um diurético, estimulando a perda da hidratação pelo organismo. Uma dica para quem quer aproveitar as festas sem exageros é intercalar a bebida alcoólica com o consumo de água, para ajudar o organismo a manter-se hidratado e não passar do ponto.

Divirta-se, mas sem descuidar da saúde! Nada melhor que aproveitar a vida. Com tantas comemorações, comidas e bebidas gostosas, fica muito difícil resistir, devemos sim, nos divertir e aproveitar esses eventos, mas o equilíbrio é fundamental para que 2017 comece como todos queremos: com o pé direito!