Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 motivos para usar camisinha no Carnaval e curtir com responsabilidade

Especialista explica a importância da prevenção

Gabriella Gouveia Publicado em 15/02/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
45% das pessoas ativas sexualmente não utilizam preservativos - Shutterstock
45% das pessoas ativas sexualmente não utilizam preservativos - Shutterstock

É uma folia só! Afinal, Carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros. Micaretas, blocos de rua, desfiles, praia, sol e beijo na boca. Segundo dados do Ministério da Saúde 45% das pessoas ativas sexualmente não utilizam preservativos. Diante deste dado alarmante, a especialista do programa Mulheres Bem resolvidas, Cátia Damasceno, explica os motivos do uso da camisinha ser item indispensável nas relações sexuais, no Carnaval e no ano todo!

 1- Previne DST/AIDS –A camisinha evita a troca de secreções genitais e orais, prevenindo assim contra as doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, sífilis, hepatite B, herpes genital, gonorreia entre outras.

2-    Gravidez indesejada – Todos os métodos contraceptivos têm uma taxa de falhas. Adicionando a camisinha na prática sexual a eficácia pode chegar mais perto de 100%.

3-     Não tem contraindicação –Há casos de alergia ao látex, item principal na fabricação da camisinha. Contudo, hoje já existe preservativo próprio para quem sofre deste tipo de alergia.

4-    Apimenta a relação – O  mercado oferece diversos tipos de preservativos. Cores, sabores, que esquenta e esfria e também que prolonga a relação. Até camisinhas de LED existem para animar e muito a relação.

5-    Amor próprio – Usando preservativo você está respeitando e protegendo o próprio corpo saindo de situações que oferecem risco à saúde.