Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 passos para perder peso depois da gravidez

Nesse momento, estar com a autoestima em alta é essencial para lidar melhor com os conflitos e tranquilidade ao bebê

Andrea Soares Publicado em 29/09/2016, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

5 passos para perder peso depois da gravidez
5 passos para perder peso depois da gravidez - Foto: Reprodução Instagram

A alegria da família com a chegada do bebê não cabe no peito, não é mesmo? Mas para a mãe, lidar com a nova rotina e com as alterações do próprio corpo, pode se tornar um pesadelo. “Nesse momento, estar com a autoestima em alta é essencial para lidar melhor com os conflitos, além de transmitir segurança e tranquilidade ao bebê”, afirma a personal trainer e mestre em fisiologia do exercício Gabriela Cangussú. Criadora do programa Mamãe Sarada, que já ajudou mais 14 mil mulheres a recuperarem a boa forma após a gravidez, ela entrega cinco regras básicas que ajudam a viver em paz com o espelho...

1. Reserve 14 minutos do seu dia

O recém-nascido requer muita atenção, por isso fica difícil para as mamães terem um tempo de cuidar do próprio corpo. A solução, portanto, é aproveitar os momentos de sono dele. Ele dorme pouco? Calma, apenas 14 minutos são suficientes para você se exercitar. “Eu tive dois bebês e sei que essa pequena duração é o necessário para fazer o corpo se adaptar a um ritmo de treinamento. E o legal é que rapidamente as mamães começam a sentir mais energia e disposição para tudo,” explica Gabriela.

2. Comece devagar

Muitas mulheres querem recuperar o corpo que tinham antes da gravidez em apenas uma semana. Mas milagres assim não existem! É preciso muita dedicação para começar a ver resultados. Antes de iniciar qualquer atividade física após a gestação, a primeira regra é pedir liberação para o médico. Com isso, comece um treinamento leve, seguindo corretamente as instruções de um profissional. “Os resultados certamente surgirão, no entanto é preciso que haja frequência e paciência. Não adianta se matar de fazer exercícios um dia e esperar que os efeitos apareçam imediatamente”, diz Gabriela.

3. Aumente a intensidade aos poucos

Em geral, os médicos liberam para os exercícios mais puxados depois de 45 a 60 dias, se o parto foi cesária, ou após 30 dias, se a mulher passou pelo parto normal. O exercício de alta intensidade é fundamental para a perda de peso, principalmente quando se tem pouco tempo por dia para se dedicar. No programa Mamãe Sarada, por exemplo, 14 minutos intensos baseados em uma combinação estratégica de exercícios e o aumento gradativo da intensidade, são suficientes para se atingir objetivos. Para as mães que não têm com quem deixar o filho, tudo bem: o treino pode ser feito ao lado dele. Faça caminhadas fortes, passando aos poucos para a corrida. Subir e descer lances de escada também são ótimas opções. O importante é colocar o corpo em movimento e ter uma disciplina diária.

4. Foque nas regiões mais afetadas

Abdome, quadril, coxas e bumbum são os locais mais atingidos pela gordura localizada durante a gestação. E para eliminá-la é importante investir em exercícios aeróbicos e localizados. Além disso, a atividade física ajuda na tonificação de todas essas regiões e no fortalecimento da musculatura, o que ajuda na realização das tarefas do dia a dia  e na postura.

5. Não se culpe

O fator psicológico conta muito em qualquer treinamento. Após o parto, é comum que as mulheres não se reconheçam ao olharem para o espelho e se culpem por não terem conseguido manter uma dieta regrada durante a gestação. “A gravidez tem um propósito, que é gerar uma vida, portanto a mãe deve ser permitir viver esse momento tão mágico. Trabalhar a autoestima tem a ver com isso também. O seu corpo não é mais o mesmo? Ok. Mas com calma, disciplina e poucos minutos por dia você pode retomar a antiga forma, sem culpa, permitindo-se curtir ao máximo o novo membro da família”, conclui Gabriela.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI