Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 sinais de problemas no rim que você não deve ignorar

Conheça os sintomas e confira os avisos que seu corpo dá sobre disfunções no órgão

Gabriella Gouveia Publicado em 24/12/2016, às 12h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Dores crônicas em um dos lados das costas pode ser um indício de problemas no rim
Dores crônicas em um dos lados das costas pode ser um indício de problemas no rim - Shutterstock

O organismo funciona em conjunto e, por isso, um órgão precisa do outro para realizar suas devidas funções e assim viver bem. Então é bom sempre ficar atento.

 

Dor nas costas: Dor na parte inferior das costas é um dos sinais mais conhecidos que indicam problemas no rim. Mas a dor acontece em apenas em um dos lados.

 

Erupção cutânea, comichão e pele seca: Como são os rins que ajudam a remover os resíduos do sangue, quando ele para de funcionar muito bem, esses resíduos acumulam-se e isso pode causar erupções cutâneas, coceiras intensas e pele seca. Esses são pequenos sinais de danos no rim, portanto não ignore-os.

 

Alterações na função urinária:São os rins que produzem a urina, é por eles que nossos líquidos são filtrados, então quando há algum problema no rim é provável que os padrões urinários mudem.

 

-  Urina espumosa.

- Começar a levantar várias vezes à noite para urinar.

- Urinar mais frequentemente, ou em quantidades maiores do que o habitual, com a urina pálida.

- Urinar com menos frequência ou em quantidades menores do que o habitual, com urina escura.

- Sentir pressão ou ter dificuldade para urinar.

- A urina pode conter sangue.

 

“A mudança de cor avermelhada  é um dos sinais mais sérios de problemas, então é importante ficar atento”, afirma Dr. Alex Meller urologista chefe da Clínica Unix.

 

Inchaço em várias partes do corpo: São os rins que removem os resíduos e excessos de líquidos de nosso corpo, então quando não estão trabalhando direito os fluidos se acumulam e isso muitas vezes causa inchaços nos pés, tornozelos, mãos, pernas e face. Neste ponto, o dano renal tornou-se muito mais agudo e deve ser imediatamente tratado.

 

Fadiga e fraqueza: Os rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que ajuda a produzir  os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio.  Quando há algum problema renal, os níveis desse hormônio caem, o que provoca diminuição das células vermelhas do sangue em seu corpo e isso pode causar uma possível anemia. 

 

Ficar atento aos sinais do corpo é essencial para manter a saúde em dia, mas em caso de qualquer suspeita a procura de um médico é recomendada. Cuide-se!


ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI