Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 sinais de problemas no rim que você não deve ignorar

Conheça os sintomas e confira os avisos que seu corpo dá sobre disfunções no órgão

Gabriella Gouveia Publicado em 24/12/2016, às 12h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dores crônicas em um dos lados das costas pode ser um indício de problemas no rim - Shutterstock
Dores crônicas em um dos lados das costas pode ser um indício de problemas no rim - Shutterstock

O organismo funciona em conjunto e, por isso, um órgão precisa do outro para realizar suas devidas funções e assim viver bem. Então é bom sempre ficar atento.

Dor nas costas: Dor na parte inferior das costas é um dos sinais mais conhecidos que indicam problemas no rim. Mas a dor acontece em apenas em um dos lados.

Erupção cutânea, comichão e pele seca: Como são os rins que ajudam a remover os resíduos do sangue, quando ele para de funcionar muito bem, esses resíduos acumulam-se e isso pode causar erupções cutâneas, coceiras intensas e pele seca. Esses são pequenos sinais de danos no rim, portanto não ignore-os.

Alterações na função urinária:São os rins que produzem a urina, é por eles que nossos líquidos são filtrados, então quando há algum problema no rim é provável que os padrões urinários mudem.

-  Urina espumosa.

- Começar a levantar várias vezes à noite para urinar.

- Urinar mais frequentemente, ou em quantidades maiores do que o habitual, com a urina pálida.

- Urinar com menos frequência ou em quantidades menores do que o habitual, com urina escura.

- Sentir pressão ou ter dificuldade para urinar.

- A urina pode conter sangue.

“A mudança de cor avermelhada  é um dos sinais mais sérios de problemas, então é importante ficar atento”, afirma Dr. Alex Meller urologista chefe da Clínica Unix.

Inchaço em várias partes do corpo: São os rins que removem os resíduos e excessos de líquidos de nosso corpo, então quando não estão trabalhando direito os fluidos se acumulam e isso muitas vezes causa inchaços nos pés, tornozelos, mãos, pernas e face. Neste ponto, o dano renal tornou-se muito mais agudo e deve ser imediatamente tratado.

Fadiga e fraqueza: Os rins produzem um hormônio chamado eritropoietina, que ajuda a produzir  os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio.  Quando há algum problema renal, os níveis desse hormônio caem, o que provoca diminuição das células vermelhas do sangue em seu corpo e isso pode causar uma possível anemia. 

Ficar atento aos sinais do corpo é essencial para manter a saúde em dia, mas em caso de qualquer suspeita a procura de um médico é recomendada. Cuide-se!