Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

6 dicas para proteger o esmalte dos dentes

Muito além da estética, ele é responsável por proteger camadas vitais dos dentes. Saiba mais

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 21/07/2015, às 16h51 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

esmalte dos dentes
esmalte dos dentes - Shutterstock
O desgaste do esmalte dental é uma das maiores preocupações de quem gosta de manter o sorriso bonito e branquinho. O que nem todo mundo sabe é que ele tem uma função muito maior do que simplesmente garantir um belo sorriso: o esmalte é o tecido mais mineralizado do corpo e protege camadas internas vitais para os dentes - a dentina e a polpa dentária. Quando ocorre a erosão, os dentes podem apresentar as famosas manchas amareladas, dor, transparência na parte inferior do dente, rachaduras e um maior risco de cáries. Marina Tostaprofessora de Endodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD, deu 6 dicas para driblar o problema:

• Diminua a ingestão de açúcar em alimentos e bebidas. “É importante saber que o açúcar presente em comidas e bebidas irá alimentar as bactérias presentes na boca. Como resultado da atividade delas, irá aumentar a produção de ácido - que ataca primeiramente o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves”.

• Controlar a ingestão de sucos cítricos, refrigerantes diet e energéticos. “Mesmo aquilo que nos parece inofensivo, como um refrigerante sem açúcar ou um suco de laranja, por exemplo, incorrerá no mesmo problema de aumento de acidez no ambiente bucal, resultando no enfraquecimento do esmalte e no surgimento de cárie. A melhor pedida, então, é tomar água durante as refeições. A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não tiver uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a essa acidez poderá causar erosão dental”.

• Durante a escovação, evite excessos. “Algumas pessoas costumam escovar os dentes de forma tão rápida e vigorosa que acabam comprometendo o esmalte dos dentes. Sendo assim, vale dizer que a escovação deve ser realizada de forma suave, com a escova de dentes num ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Outra dica importante é aguardar pelo menos uma hora antes de escovar os dentes depois de ter ingerido doces ou sucos cítricos. Como o ácido pode ‘amolecer’ o esmalte, escovar os dentes logo em seguida pode contribuir para danificá-los”.

•  Evite atritar os dentes. “Tem gente que sofre de bruxismo, que é o ranger noturno dos dentes. Mas tem também aquelas pessoas que atritam os dentes durante o dia, até mesmo sem perceber. Trata-se de um problema que precisa ser devidamente tratado, sendo que, no mínimo, poderá estragar o esmalte dos dentes. Por isso, ao mínimo sinal de bruxismo, procure um cirurgião-dentista e mantenha consultas regulares a cada seis meses”.

• Trate azia e desordens alimentares sem demora. “Quem sofre de azia ou acidez no estômago, sentindo frequentemente um gosto ácido na boca, deve saber que esse suco gástrico em contato com os dentes contribui demais para a erosão dental. Por isso é tão comum encontrar pessoas com problemas digestivos e dentes manchados ou altamente sensíveis”.

• Incorpore ao cardápio alimentos que fortalecem o esmalte do dente. “Alimentos ricos em cálcio não só mantêm ossos e dentes fortes, como combatem a acidez bucal. Por isso, é fundamental incluir leite, queijo e outros produtos similares na alimentação diária. Quem está preocupado com a balança pode optar por itens com baixo ou nenhum teor de gordura”.


ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI