Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Açúcar: faça o uso com consciência

Nada de sofrimento: o ingrediente não precisa ser riscado de vez do cardápio. Basta controlar o consumo. A nutricionista Marcia Daskal (SP) dá as dicas. Fique esperta!

Patrícia Affonso Publicado em 20/01/2016, às 12h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
modere o consumo - Shutterstock
modere o consumo - Shutterstock

1.Reduza as porções que você mesma adiciona. Vale para uma receita de bolo, por exemplo, o cafezinho de todo o dia... Se você utiliza uma colher de açúcar, experimente colocar 3/4 de colher ou não esvaziar completamente o saquinho. 

2.Foque no tamanho da porção.  Mesmo que você goste de colocar de coisas bem açucaradas, é preciso verificar se cabe para o produto que vai consumir. Não faz sentido usar dois saquinhos para um chá pequeno, por exemplo.

3.Peça a parte. Qualquer bebida solicitada num restaurante ou outro estabelecimento pode ser adoçada na mesa. Isso garante um controle maior da quantidade que irá para o copo.

4.Peneire os cereais matinais. Antes de consumir, despeje a porção em uma peneira e mexa bem. A medida irá descartar parte do açúcar desnecessário presente nesse tipo de alimento.

5.Evite o hábito. É comum as pessoas adoçarem a bebida antes mesmo de experimentar. É que o uso de açúcar já é um costume. Freie o piloto automático: ao colocar algo no copo, prove! Muitas vezes, o líquido já está naturalmente adoçado o suficiente.

6.Conheça a quantidade de açúcar dos alimentos. Para tal, basta ler os rótulos e descobrir o quanto de açúcar ou seus similares – sacarose, glicose, glucose, frutose, maltose, lactose ou xarope – estão na fórmula. Os componentes de um produto aparecem na lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade.

7.Faça um diário de consumo. Se precisa de mais organização, utilize um caderno para anotar tudo o que consumiu e que leva açúcar. Além de equilibrar o consumo, a medida ajuda a visualizar os momentos em que o corpo mais pede o ingrediente.