Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Afinal, o que provoca as varizes?

Usar salto, fazer musculação, tomar anticoncepcional, depilar com cera quente... são muitos os boatos sobre o que prejudica (ou não) as varizes. Saiba o que é mito e o que é verdade

Diane Neubüser Publicado em 24/10/2016, às 13h35 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Afinal, o que provoca as varizes?
Afinal, o que provoca as varizes? - Foto: Divulgação Aline Lamaita

Primeiro, você precisa saber que para as varizes aparecerem é necessário ter uma predisposição genética. Ela é mais comum nas mulheres, por conta de influências hormonais, e quanto mais velha for a pessoa, maior a chance de desenvolver o problema. "Seus principais sintomas são dor, ardência, sensação de peso nas pernas e tornozelos, coceira e incômodo estético", explica a cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita (SP). Nos casos mais graves pode levar até ao aparecimento de úlceras varicosas. Por isso, é bom ficar de olho nos hábitos que podem piorar o problema. Veja o que é, ou não, prejudicial para quem tem varizes:


Usar salto provoca varizes? 

Não. Na verdade, não existe um consenso na literatura científica sobre o uso de salto causar varizes. O que os médicos concordam é em pedir que o salto seja grosso e baixo (3 ou 4 cm de altura) para não comprometer o sistema circulatório. 


Fazer depilação com cera provoca varizes?

Não. "As varizes são veias dilatadas na camada subcutânea, e não superficialmente. Acreditava-se que a depilação poderia desencadear o aparecimento pela vasodilatação provocada pelo excesso de calor, mas isso nunca teve corroboração em trabalhos científicos", explica a cirurgiã.


Fazer musculação provoca varizes?

Não. "Assim como todo exercício que aumente a bomba muscular da panturrilha, a musculação é uma aliada, porque ajuda no retorno venoso", explica Aline. "No caso de quem pratica halterofilismo existe aumento do calibre das veias e diminuição da camada de gordura, o que torna as veias mais aparentes, porém cabe ressaltar que essas veias são normais, e não varicosas", completa.


Subir escadas provoca varizes?

Não. "Esse é um grande mito. Na verdade, esse é um exercício excelente para o retorno venoso", explica a especialista.


Gestantes tem mais chances de ter varizes?

Sim. Um dos fatores que fazem com que as futuras mamães apresentem o problema nas pernas é hormonal: a progesterona aumenta a dilatação de todas as veias do organismo. Consulte o seu médico sobre a opção de usar meias de compressão para aliviar o problema.


Anticoncepcionais provocam varizes?

Sim. O anticoncepcional é um fator agravante, também pela questão hormonal. 


Estar acima do peso provoca varizes?

Sim. A obesidade prejudica o sistema circulatório e aumenta a pressão nos vasos.


Ficar muito tempo na mesma posição provoca varizes?

Sim. Ficar muito tempo em pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas podem comprometer a circulação. 

 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI