Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Alimentos termogênicos: quais são e quando consumi-los?

Descubra qual é a maneira correta de ingerir estes alimentos e atente-se as dicas do especialista

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 30/07/2015, às 10h38 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
pimenta - shutterstock
pimenta - shutterstock
Comuns na vida de quem malha e quer perder alguns quilinhos, os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo. Entretanto, o consumo exige cautela: por terem essa fama de auxiliar no emagrecimento, muitas pessoas acabam ingerindo mais do que o necessário. O uso dos termogênicos ajuda na perda de gordura e dá mais ânimo para treinar, mas não é obrigatório na dieta do atleta e precisa ser consumido com cautela já que pessoas com problemas cardíacos, como arritmias, só podem usar após a liberação médica e, ainda assim, com muito cuidado”, explica o médico Gustavo Gimenes, especialista em endocrinologia e medicina esportiva. 
Segundo o especialista, mesmo pessoas saudáveis podem ter problemas com o uso excessivo destes alimentos. 

Quando consumir?
O ideal é dividir a ingestão ao longo do dia, caprichando mais na refeição que antecede o treino. O médico ainda alerta: pessoas que são mais agitadas devem evitar estes alimentos durante a noite! “Se deseja apenas o efeito estimulante - aumento de energia para o treino - o termogênico deve ser ingerido uma hora antes do exercício”, indica o especialista. “Mas se o intuito for potencializar a perda de gordura é recomendável ingerir duas vezes por dia, pela manhã e a tarde”, finaliza

Quais devem entrar no cardápio?
Prefira os alimentos que contenham a substância de forma natural, como café, chá de hibisco ou verde, pimenta, gengibre, óleo de côco...até mesmo água gelada. 

Dica: a canela é um destes alimentos importantes para o emagrecimento. Que tal preparar um lanche com frutas e um pouco de canela polvilhada? Além de saudável, a opção é saborosa!