Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Após Mila Kunis e Ashton Kutcher declararem que não tomam banho todos os dias, médica explica como devemos higienizar o corpo de maneira correta

Dra. Fernanda Nichelle falou sobre a higienização, principalmente, nos dias frios

Máxima Digital Publicado em 05/08/2021, às 12h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após Mila Kunis e Ashton Kutcher declararem que não tomam banho todos os dias, médica explica como devemos higienizar o corpo de maneira correta - Instagram
Após Mila Kunis e Ashton Kutcher declararem que não tomam banho todos os dias, médica explica como devemos higienizar o corpo de maneira correta - Instagram

Mila Kunis e Ashton Kutcher fizeram uma declaração que mexeu com os humores da internet. O casal revelou que eles e seus filhos não tomam banho todos os dias.

A fala dos pombinhos repercutiu na internet e os internautas questionaram os hábitos higiênicos da família. 

Para entendermos melhor sobre o assunto, a Máxima Digital convidou a médica que atua exclusivamente na área estética Fernanda Nichelle para explicar qual maneira correta devemos higienizar nosso corpo. 

"A questão não é a frequência, mas sim como este banho é conduzido. Precisamos higienizar a região das axilas, virilhas, genitais, mãos e pés diariamente, mas a pele como um todo não precisa nem deve ser esporeasse com esponjas/buchas e sabão todos os dias.", orientou. 

A especialista disse que o procedimento deve ser igual para as crianças: "O mesmo serve para crianças, não se faz necessário esfregar com sabonetes toda a pele do corpo, a menos que haja sujeira aparente."

Ela explicou que tanto a falta quando o excesso de banhos podem causar doenças na pele. 

"Tanto a falta de banho quanto o excesso dele são maléficos para a pele. A falta de higiene pode causar proliferação de microorganismos que podem alterar o microbioma da pele, assim como o excesso de limpeza também poderá eliminar alguns microorganismos que protegem nossa pele, propiciando algumas doenças e infeções.", disse. 

Na declaração que causou polêmica, Mila disse que lava as axilas e virilha todos os dias, nada mais. A médica explicou que essa atitude pode não apresenta prejuízos: "Se a pessoa não se incomoda com os demais odores das outras regiões como pés, couro cabeludo e outras dobras, não teria".

Sobre o couro cabeludo, a especialista explicou que depende do tipo de cada um. "Depende do tipo de Couro cabeludo. Pessoas com oleosidade em excesso devem laver o couro cabeludo diariamente para evitar doenças como dermatite seborreia e até mesmo queda de cabelo.", disse.

A médica que atua exclusivamente na área estética explicou que a limpeza excessiva do couro cabeludo pode ser prejudicial.

"Podem ocorrer alergias, infecções, coceiras pela pele seca. Em relação ao couro cabeludo ser lavado excessivamente, pode ocorrer alterações nos cabelos pela fricção da limpeza em excesso, pelo couro cabeludo estar sempre úmido", disse.

Dra. Fernanda explicou como deve ser o banho ideal: "O banho ideal é morno e rápido. Água quente nunca deve ser usada na pele.".

Com relação ao sabonete, ela orientou: "O mais neutro possível. Em peles secas, os sabonetes devem ser hidratantes e os syndets são os mais indicados, além dos óleos de banho higienizadores.".

Por fim, a médica que atua exclusivamente na área estética deu algumas dicas de como manter a pele hidratada nos dias frios.

"Aplicar hidratantes nos primeiros 15 minutos após sair do banho, pois haverá uma maior absorção do mesmo. Hidratantes a base de uréia, óleo de amêndoas e manteiga de Karité são ótimas opções.", disse.