Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Luto familiar

Após separação de Whindersson Nunes e Maria Lina, psicólogo explica como luto familiar pode interferir nos relacionamentos

Dr. Alexander Bez falou que enfrentar esse trauma pode deixar marcas na história do casal

Máxima Digital Publicado em 17/08/2021, às 12h20

Após separação de Whindersson Nunes e Maria Lina, psicólogo explica como luto familiar pode interferir nos relacionamentos - Instagram
Após separação de Whindersson Nunes e Maria Lina, psicólogo explica como luto familiar pode interferir nos relacionamentos - Instagram

Whindersson Nunes e Maria Lina enfrentaram um trauma extremamente doloroso: o falecimento de João Miguel, filho deles. 

Após a perda, na semana passada, o humorista e a estudante anunciaram o fim de seu noivado

O psicólogo Dr. Alexander Bez falou sobre como o luto familiar pode interferir no relacionamento. 

O especialista comentou sobre como os pais podem lidar com o falecimento de um filho: "A perda de uma criança em uma situação como essa é extremamente frustrante, extremamente agoniante e pode causar rupturas irreparáveis. Quando um casal planeja muito uma criança e sai alguma coisa errada na gestação, a situação de reparo pode ser adquirida, mas ela é muito lenta e morosa. Então, a primeira dica é a realização de uma psicoterapia, que é essencial sem sombra de dúvidas, dependendo do caso, medicações como antidepressivo, especialmente para a mulher, pode ser recomendável, além de remédios ansiolíticos.".

"Como a mulher funciona principalmente a base de hormônios, um baque emocional tão grande como esse, pode desregular extremamente todos os hormônios, por isso é importante a recuperação. O elemento da tristeza pode perdurar por anos, então depois de uma boa terapia, depois que a pessoa estiver mais preparada emocionalmente, ela deve, sim, voltar a fazer tudo o que ela gosta e tudo o que puder para manter a cabeça ocupada e não ficar pensando nisso a todo momento. A pessoa deve estar preparada para as alterações de humor, transtornos de estresse pós-traumático, então ela tem que realmente ter muita calma e paciência para lidar com isso, sem se culpar, sem botar a culpa em ninguém e averiguar quais foram as causas que motivaram esse fato, até para uma provável futura gestação.", disse. 

Seguir em frente parece ser um caminho impossível. O especialista disse que é preciso estar pronto para dar esse passo. 

"Seguir em frente é necessário, mas para isso a pessoa deve estar com o seu aparelho emocional totalmente aferido e trabalhado na psicoterapia, para poder seguir realmente sem remoer o fato. É muito importante depois de um certo tempo, a pessoa tentar não ficar pensando no que aconteceu, e entender que cada dia é um novo dia, um dia mais para seguir com seus planos e alcançar de novo momentos felizes. É importante também a pessoa se manter ativa, não só na saúde mental, mas também na saúde física, intelectual e profissional.", orientou.

Dr. Alexander falou sobre como esse tipo de trauma pode influenciar no relacionamento dos pais e pode chegar a uma separação.

"Se o fator 'gravidez' ou 'ter filhos' fosse uma prioridade na vida de um casal, um acontecimento como esse pode, sim, influenciar no término de um relacionamento, em casos em que a pessoa enxerga em primeiro lugar a gravidez e depois a relação. Mas, depende muito da estrutura emocional dos envolvidos, do ponto de vista psicológico e como essa perda influenciou suas vidas. Para algumas pessoas, que têm essa estrutura mais fragilizada, que já tinha uma certa tendência à depressão, isso pode desencadear a vontade de terminar com a relação, pois a pessoa se fecha. Para outras pessoas não, elas conseguem realmente lidar com isso melhor, sem que tenha grandes influências negativas.", disse. 

O especialista disse que o fato de serem dois famosos, com a vida pública, influencia negativamente na hora de lidar com o lado emocional, por conta de comentários de todas as partes.

"Sim, isso pode influenciar bastante. Quando você é uma pessoa pública, você tem que estar preparado para os comentários externos, se a pessoa estiver preparada, os comentários não terão influência, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias de hoje em que a internet se torna um ambiente cada vez mais difícil. Sem a preparação necessária, os comentários podem realmente incomodar bastante e se tornar um problema maior na vida da pessoa. Então, a dica é, esteja bem com você mesmo, esteja preparado para os mais diversos tipos de comentários, para que você não deixe isso influenciar sua vida!", finalizou. 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI