Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

As propriedades da pitaya

Ela hidrata, ajuda a desenvolver o cérebro, é antioxidante... Conheça outros benefícios que a fruta oferece para a saúde

Diane Neubüser Publicado em 19/04/2017, às 07h34 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A alta quantidade de vitaminas C e E, junto com os polifenóis, agem como potentes antioxidantes - Foto Shutterstock
A alta quantidade de vitaminas C e E, junto com os polifenóis, agem como potentes antioxidantes - Foto Shutterstock

Segundo a nutricionista Chris Castro, a pitaya contém uma grande quantidade de água – que auxilia na hidratação da pele. Já suas sementes colaboram para o fortalecimento, crescimento e desenvolvimento saudável do cérebro, pois possuem alto conteúdo de ômega 6. Na polpa, encontram-se os oligassacarídeos, carboidratos que atuam como prebióticos e colaboram para a saúde das células intestinais. Enquanto a alta quantidade de vitaminas C e E, junto com os polifenóis, agem como potentes antioxidantes.

Comer uma pitaya por dia também ajuda a controlar os níveis de colesterol e da pressão sanguínea, controla a glicemia, inibe o crescimento de melanomas e age em prol da firmeza da pele. Por apresentar baixo teor calórico, o alimento pode ser usado como aliado no controle do peso.

Entre os benefícios para os homens, a fruta pode aumentar a quantidade e qualidade de esperma. “Esse benefício se dá provavelmente pela redução dos radicais livres, reduzindo a formação de moléculas de oxigênio reativo que, em altas quantidades, levam ao estresse oxidativo e lesam as células testiculares”, completa Chris Castro, que analisou um estudo desenvolvido pela Biomedical Research.