Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Atenção: língua avermelhada pode ser carência de vitamina

A coloração de algumas partes do corpo pode mudar de acordo com seu estado de saúde e até indicar problemas! Fique atenta

Máxima Digital Publicado em 29/04/2015, às 10h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

lingua
lingua - Shutterstock
Se o vermelho é vibrante, acompanhado de dor (ainda que sutil) e um certo inchaço, pode ser carência de vitamina B12. O nutriente é vital para a produção dos glóbulos vermelhos que, dentre várias funções, transportam oxigênio para o organismo. Quando essas células estão em baixa, aparece a anemia. “A doença costuma gerar cansaço, tontura, palpitação, taquicardia, fraqueza, formigamento de mãos e pés, perda da memória e até quadro de psicose”, explica Paulo Russo, chefe do serviço de clínica geral do Hospital Leforte (SP).. Os pesquisadores ainda não descobrira m, no entanto, porque essa deficiência nutricional afeta diretamente a língua.

+ Delicioso e saudável: chuchu recheado com frango

Proteja-se: a vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados. O ideal é fazer exames laboratoriais para medir a dosagem da vitamina B12 no corpo. Uma vez constatada a deficiência, é preciso fazer suplementação orientada por um médico. Pessoas que realizaram cirurgia bariátrica (redução do estômago) devem ficar atentas. “Elas se tornam mais suscetíveis à anemia por carência de B12, já que a vitamina é absorvida no estômago”, completa o expert.
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI