Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Auriculoterapia

Auriculoterapia: Conheça o recurso terapêutico eficaz para eliminar cólicas menstruais

Tratamento terapêutico tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que reduzem as cólicas, aumentam a disposição e melhoram o humor

Máxima Digital Publicado em 27/04/2022, às 18h00

Auriculoterapia: Conheça o recurso terapêutico eficaz para eliminar cólicas menstruais - Freepik
Auriculoterapia: Conheça o recurso terapêutico eficaz para eliminar cólicas menstruais - Freepik

Cólicas, dores de cabeça, inchaço nas mamas e no corpo e mudanças de humor: esses são apenas alguns dos sintomas relacionados com o período menstrual.

Não por acaso uma pesquisa recente realizada por uma marca de medicamentos para alívio de cólicas e outras dores menstruais revelou que 92% das mulheres todos os meses sofrem com esses sintomas, sendo que desse total, 43% afirmaram que os sintomas são intensos e 20% as definiram como insuportáveis.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a auriculoterapia é um recurso terapêutico que não utiliza medicamentos e que pode ser uma grande aliada para o alívio dos sintomas menstruais. A especialista em auriculoterapia, Dra. Lirane Suliano, explica como a técnica pode minimizar os sintomas com sessões feitas antes da menstruação ou durante o período.

"Esse recurso terapêutico permite aliviar as principais dores que surgem no período menstrual, sem a utilização de medicamentos que geram efeitos colaterais que comprometem a rotina da mulher, em especial daquelas que atuam em atividades que exigem foco, atenção ou esforço físico.", disse a especialista.

A Dra. falou: "A rotina da mulher moderna e a sua atuação no mercado de trabalho não permitem que ela faça uso contínuo de medicamentos, pois efeitos colaterais como náuseas, queimação estomacal, sonolência, prisão de ventre e até tontura inviabilizam a atuação profissional".

A auriculoterapia permite tratar o paciente sem o uso de medicamentos, o que se revela uma vantagem, porque não gera efeitos colaterais que debilitam ainda mais a condição clínica. Dessa forma, para auxiliar na prevenção e no tratamento de desconfortos associados ao período menstrual, o estímulo de pontos localizados no pavilhão auricular desencadeia a liberação de neurotransmissores, que geram a sensação de analgesia e trazem equilíbrio hormonal para o organismo.

“Geralmente, as sessões duram uma hora. Para os sintomas dos períodos pré, durante e pós menstruação, podem ser estimulados pontos auriculares que representam o fígado, útero, ovário, endócrino e hipófise. A técnica também auxilia na diminuição da ansiedade, irritabilidade, estresse e compulsão alimentar, que também são comuns nessa fase do período menstrual, inclusive com excelentes resultados no tratamento preventivamente da dismenorreia”, finalizou Lirane.


Sobre Lirane Suliano:

Lirane Suliano é cirurgiã-dentista, mestre e doutoura pela UFPR. Especialista em Acupuntura e docente da pós-graduação nas áreas de Auriculoterapia, Eletroacupuntura e Laserpuntura, já ministrou aulas para mais de 5 mil alunos, desde 2010, quando iniciou como docente de acupuntura e auriculoterapia em universidades. Autora do livro “Atlas de Auriculoterapia de A a Z”, obra em sua 5ª Edição, é hoje referência no Brasil no ensino dessa técnica, sendo responsável pela criação da pós-graduação em Auriculoterapia Neurofisiológica, na Universidade Focus, em Cascavel, no Paraná, e por cursos on-line, formando profissionais em todo o país.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI