Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Autoestima materna: cuidados com a pele após a gravidez

A Dra. Cintia Cunha, dermatologista, explicou a importância de dar atenção para a pele no pós-parto

Gabriele Salyna Publicado em 02/04/2021, às 11h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuidados com a pele após a gravidez - Freepik
Cuidados com a pele após a gravidez - Freepik

A gravidez mexe, literalmente, com o corpo todo da mulher. E o maior órgão não fica de fora: a pele.

Nossa saúde reflete muito em como a pele se apresenta. Com 40 anos e dois filhos, a Dra. Cintia Cunha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, viveu as mudanças da gravidez no período pós-parto: “A maternidade traz novos desafios e a vontade de trabalhar a autoestima e o empoderamento para enfrentá-lo, vale a pena ensinar os filhos e cuidar de nossa autoestima.”, disse Cintia.

Durante a gestação, a mulher sofre alterações como estrias, flacidez de pele pós-parto, às vezes o corpo não volta como era antes, as noites mal dormidas e o estresse da maternidade vêm acompanhados por rugas e marcas de expressão. Há trabalhos e estudos que mostram que essas mães têm um processo de envelhecimento bem mais acelerado.

Para potencializar a autoestima das mulheres nesse período, há uma série de cuidados que podem ser tomados, segundo a dermatologista:

  • As linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas e nos olhos têm como aliada a toxina botulínica, que é uma ferramenta que vai relaxar a musculatura e vai retardar o processo de envelhecimento, para gerar um olhar mais leve e descansado.
  • Olheiras incomodam as mulheres, principalmente por conta das noites mal dormidas, e o processo de envelhecimento essas mães tendem a apresentá-las. Na área dos olhos existem algumas alterações dos compartimentos de gordura do rosto e um processo de perda óssea localizada que fazem com que a olheira fique funda. O ácido hialurônico é um aliado a isso e as tecnologias de laser como a luz pulsada, ND YAG também são aliadas para tratar o aspecto escurecido da região dos olhos.
  • Para a produção de colágeno, elemento importante para manter a pele jovem, o ultrassom micro focado e o laser CO2 fracionado, além dos bioestimuladores, são as melhores opções.
  • Quando há o processo de reabsorção óssea, os preenchedores são ferramentas utilizadas para trazer sustentação e suporte para o rosto.

No pós-parto, a mulher sente a barriga mais projetada por conta do reto abdominal, que é o músculo que contém na barriga que deixa aquele efeito mais reto no corpo. Após a gravidez, o músculo fica fraco ou afastado e pode ocorrer a diástase abdominal. Para isso, precisa-se trabalhar duas questões: fortalecimento do músculo e fortalecimento da pele.

  • Flacidez Muscular: atividades físicas são o mais recomendado. Hoje existem aparelhos específicos nas clínicas de dermatologia que emitem campo de ondas eletromagnéticas que vão potencializar a formação de músculos pelo corpo. Entre quatro e oito sessões de meia hora, duas vezes por semana, o paciente consegue fortalecer essa musculatura e uma redução da aparência da barriga, uma redução da circunferência abdominal. O paciente dá continuidade a esse tratamento com exercícios físicos regularmente.
  • Flacidez da pele: A aplicação de bioestimuladores do tipo ácido polilático ajuda na formação do colágeno para melhor firmeza na pele.

Todo tratamento é importante estar ajustado a uma rotina de vida saudável, com uma alimentação adequada e atividade física regular. A mãe, no período pós parto, precisa ter uma alimentação coerente com o corpo que ela busca, por isso é importante obter auxílio nutricional com um nutricionista.