Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Botox preventivo ajuda a atrasar envelhecimento e dar firmeza à pele

A especialista Dra. Andressa Castro disse que a substância já pode ser utilizada a partir dos 20 anos de idade

Máxima Digital Publicado em 26/07/2021, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Botox preventivo ajuda a atrasar envelhecimento e dar firmeza à pele - Freepik
Botox preventivo ajuda a atrasar envelhecimento e dar firmeza à pele - Freepik

Você sabe o que é o Botox? A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma substância produzida a partir da bactéria clostridium botulinum, que quando manipulada em laboratório é capaz de paralisar o movimento dos músculos sem causar prejuízo ao local onde é aplicada.

A dentista especialista em harmonização orofacial Dra. Andressa Castro explicou que o produto tem sido amplamente utilizado para prevenir o surgimento de rugas.

De acordo com a especialista, para entender melhor o funcionamento do Botox é preciso saber que a passagem de estímulos elétricos entre um nervo e um músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.

“A toxina botulínica bloqueia a liberação desta substância e, portanto, paralisa a musculatura e impede a informação do estímulo elétrico de chegar até o músculo”, explicou .

Dessa forma, o processo de aplicação de Botox é capaz de atenuar as rugas dinâmicas que aparecem após a contração de músculos específicos — principalmente entre as sobrancelhas, testa e pés de galinha —, o que consequentemente também previne o aparecimento das rugas estáticas, provenientes da idade e que surgem mesmo sem movimentos musculares.

Dra. Andressa orientou que os cuidados podem começar já na casa dos 20 anos: ​“Lembrando que embora uma pele perfeita não exista, a substância já pode começar a ser utilizada por todos a partir dos 20 ou 25 anos de idade, especialmente como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão e contribuindo para um envelhecimento natural e saudável”.

​Entre outras vantagens da aplicação de Botox, a especialista ressalta a melhora da autoestima e a possibilidade de deixar o rosto com aparência descansada e relaxada

“Lembrando ainda que esse tipo de tratamento é extremamente prático e pode ser realizado em apenas uma visita ao consultório”, alertou a especialista.


Sobre Dra. Andressa Castro:

Dra. Andressa Castro se formou em odontologia pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e, logo em seguida, ingressou em sua pósgraduação em Harmonização Orofacial no Instituto Nacional de Reabilitação Orofacial (INRO).

Hoje, atua em seu consultório em Araraquara (SP). Também é mentora do Workshop sobre Preenchimento e Tóxica Botulínica, com lançamento previsto para 2021.