Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Vida saudável

Carol Borba dá cinco dicas para transformar a vida e começar a ter hábitos mais saudáveis

Considerada uma das maiores treinadoras físicas online do país, ela separou uma listinha para quem quer pretende apostar na saúde

Máxima Digital Publicado em 16/06/2021, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carol Borba dá cinco dicas para transformar a vida e começar a ter hábitos mais saudáveis - Divulgação
Carol Borba dá cinco dicas para transformar a vida e começar a ter hábitos mais saudáveis - Divulgação

Muito se fala sobre a importância de apostar em hábitos de vida mais saudáveis. Nossa saúde merece atenção e cuidado o tempo todo e precisamos estar atentos em nossas rotinas para mantermos ela em dia. 

Porém, muitas pessoas não sabem por onde começar na hora de mudar de vida e ter hábitos saudáveis. 

Premiada e referência no mercado fitness, Carol Borba é o principal nome quando o assunto é treinamento físico. Com talento nato para se comunicar, a treinadora e empresária, que está há mais 14 anos de experiência no mercado fitness e conta com uma legião de mais de 3 milhões de fãs, abre o jogo sobre as principais dicas para dar uma turbinada no corpo e obter uma rotina saudável.

Carol separou uma lista com cinco dicas que você pode fazer e que ajudarão sua vida a ficar mais saudável.

1. Dormir bem, muda tudo!

"Muita gente tem dificuldade em regular a rotina na hora de dormir, mas essa é a parte que julgo ser mais fácil. Antes de tudo, a gente precisa ter qualidade no sono. E ter qualidade no sono está ligado à quantidade de horas que a gente consegue dormir. Então não adianta nada falar que dormiu bem, mas, na verdade, dormiu três ou quatro horas.", disse. 

Carol orientou: "Com poucas horas dormindo, não dá tempo de secretar alguns hormônios que são essenciais para o nosso corpo. Tem alguns hormônios que a gente só consegue liberar depois de cinco ou seis horas dormidas. Depois que a gente entra naquele nível mais profundo e o corpo relaxa por completo. Esses hormônios são muito importantes para reparar tudo que acontece no nosso corpo. Durante o dia, a gente se exercita, cansa os músculos, as articulações e a mente."

"Então, para conseguir ter foco no outro dia, para ter bom humor no dia seguinte, para conseguir se dedicar na prática de exercícios no nosso trabalho, a gente precisa estar com a mente descansada e o corpo também. Quando levamos pro lado estético da coisa e falamos de massa magra, por exemplo, nós precisamos dar essa recuperação para os músculos, para as articulações e o nosso corpo no geral para que ele possa evoluir. Em todos os âmbitos o sono de qualidade é muito importante, por isso é a primeira dica e a mais simples de se colocar em prática.", disse. 

A preparadora física deu algumas dicas para quem não consegue dormir direito: "Coloca o relógio para despertar no horário que você quer dormir e no horário que quer acordar. Pode parecer esquisito colocar o relógio para despertar na hora que quer dormir, mas, sim, às vezes estamos assistindo a uma série, um filme, ou mexendo no celular e acaba se perdendo e dormindo muito tarde. Se você precisa se policiar, coloca o despertador também no horário de ir para cama e calcula esse tanto de horas que você precisa, que são de sete a oito horas por dia, no mínimo para que uma pessoa consiga se recuperar e estar pronta para o dia seguinte.".

2. "Diga com quem andas, que te direi quem és"

O segundo ponto é cultivar boas relações na sua vida. Muitas vezes eu percebo que as pessoas hoje em dia estão muito ligadas no trabalho. Isso é uma realidade nossa. Ou então agora que as pessoas estão trabalhando muito no home office, acabam ficando presas ao computador e não se desconectando. Dessa forma, fica bem mais difícil dividir o profissional da nossa vida pessoal. É importante manter, mesmo agora no período de isolamento social, relacionamentos positivos com amigos e outras pessoas.", declarou. 

Ela continuou: "Eu costumo dizer que, como dou treinos online, é interessante você convidar um amigo pra treinar com você, mesmo que seja cada um na sua casa. Isso vai te motivar a continuar treinando, vai ajudar a motivar seu amigo ou sua amiga. Conversar, distrair a cabeça, falar sobre coisas que não são apenas sobre trabalho ou problemas de dentro de casa. Isso faz muito bem pra nossa saúde e melhora a nossa disposição pra viver".

3. Beba água!

"A terceira dica que é muito fácil de implementar no nosso dia a dia é: beber água. O corpo é uma máquina que precisa estar sempre hidratada. Mesmo em casa, a gente acaba esquecendo de beber água. Tudo no nosso corpo acontece em meio de água, somos feitos por mais de 70% de água. Precisamos de água pra emagrecer, ganhar massa magra. Para tudo no nosso organismo funcionar bem, até mesmo ao nível celular, é preciso água. Os sintomas de estar desidratado podem fazer muito mal.", orientou.

A preparadora ensinou uma estratégia: "Então não espere sentir sede para ir beber água, sempre tenha uma garrafinha ou um copo ao seu lado. Quando acabar, vai lá e enche de novo. Beber água é algo muito simples, basta se concentrar nisso. Talvez, um aplicativo que te lembre de beber água possa te ajudar a seguir isso à risca.".

4. Movimente seu corpo!

"Essa dica pode parecer bem difícil para algumas pessoas, mas é extremamente importante: pratique exercícios. Estando em casa ou não, é muito importante que você se exercite. O nosso corpo foi feito para se movimentar. Se você não se movimentar, os músculos atrofiam, começa a sentir dores nas articulações, nas costas… Tudo fica mais difícil.", disse. 

Carol falou sobre a importância de se movimentar: "O alongamento também é super importante. Quem trabalha muito tempo sentado deve se lembrar de dar uma alongada, de esticar os braços, de abrir o peitoral, de alongar as costas, os antebraços e estimular o corpo. Este, talvez, seja o hábito que esteja mais ligado à sua saúde. Costumo dizer que a prática de exercícios físicos é o seu plano de saúde. É a garantia de que lá na frente vai estar bem, com saúde. Isso vai ajudar seus pulmões a funcionarem melhor, sua mente a funcionar melhor, só vai te trazer benefícios fazer exercícios físicos.".

5. Você é o que você come

Carol falou sobre a alimentação: "A última dica para melhorar os hábitos e ter mais saúde é se alimentar melhor. É muito clichê e praticamente todo mundo sabe que consumir em excesso açúcar, refinados, farinhas brancas, óleos, gorduras e frituras fazem mal. Então, por quê a gente continua consumindo? Reorganizar a nossa rotina de alimentação pode trazer muitos benefícios para saúde. Vai fazer com que você conquiste objetivos, de repente, com a parte estética do seu corpo, se você estiver a fim de melhorar alguma coisa.".

"Sem motivação vai melhorar, sua autoestima e segurança vão melhorar. Se você está buscando mais saúde e está com os exames desregulados, fazendo essas adaptações na sua alimentação, você vai conseguir regular tudo. Você vai se sentir mais disposto, feliz e por mais que possa parecer difícil, que você não goste de determinados alimentos como legumes e verduras, é tudo uma questão de hábito. Se proponha colocar isso na sua rotina. Eu garanto que com o tempo seu paladar vai mudar e você vai passar a apreciar alimentos um pouco mais amargos, com gostos e texturas diferentes e que antes você não apreciava.", orientou.