Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Menstruação

Coágulos na menstruação: Obstetriz explica o que são e como lidar com a questão

Mariana Betioli, obstetriz especialista em saúde íntima, explicou o que são os coágulos na menstruação

Máxima Digital Publicado em 13/05/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coágulos na menstruação: Obstetriz explica o que são e como lidar com a questão - Freepik
Coágulos na menstruação: Obstetriz explica o que são e como lidar com a questão - Freepik

Você já se deparou com coágulos na menstruação? Mariana Betioli, obstetriz especialista em saúde íntima, explicou o que são e como lidar com essa questão.

A condição é comum e quase sempre não é alerta para algo fora do normal. Mas muitas mulheres que já se depararam com “pedacinhos de pele” ou “plaquinhas de sangue” durante o fluxo menstrual ficam com dúvidas a respeito e até mesmo se devem ou não procurar um especialista.

A Mariana explicou que essas plaquinhas de sangue são coágulos sanguíneos, formados de tecido uterino (do endométrio mais precisamente) e sangue, que se desprendem do útero e deixam o nosso corpo através da menstruação. A especialista conta que é perfeitamente normal ter um pouco de coágulo. Eles podem se formar pelo simples fato de o sangue ficar mais tempo no corpo. Nesses casos, são coágulos bem pequenos e normalmente mais escuros que vem no finalzinho da menstruação, mas quando vem em maior quantidade é preciso mais atenção.

Logo de cara, a especialista explicou que é normal esse tipo de situação acontecer no corpo.

"É normal sim. Todo sangue quando fica parado, coagula, ou seja, esses pedacinhos de sangue que vemos na menstruação nada mais são do que o sangue que ficou um pouco ali parado no fundo da vagina.", esclareceu ela. 

Coágulos na menstruação e fluxo intenso estão interligados ou uma pessoa com fluxo "normal" também pode apresentar o sangue mais espesso?

"Pessoas com fluxo leve e moderado podem também apresentar coágulos, principalmente no finalzinho da menstruação. Nesses dias o sangue desce em menor quantidade e fica mais tempo no corpo, por isso também acaba ficando mais escuro. O fato de demorar mais para sair, deixa o sangue mais marrom e coagulado.
No entanto, quem tem fluxo intenso costuma apresentar coágulos maiores e também em maior quantidade, isso porque a camada interna do útero (endométrio) fica mais grossa e se desprende durante a menstruação e maior volume. Mais sangue, mais coágulo também.", esclareceu.

Quando os coágulos de sangue representam, de fato, um risco? Existe mais algum sintoma, além do sangue mais "grossinho", nessa situação? Precisamos ter alguns pontos de atenção, segundo a especialista.

"O coágulo por si só não é um problema, mas o fato de ter um fluxo muito intenso é que merece atenção, pois pode indicar alguma alteração hormonal, endometriose, mioma entre outras condições.", disse ela.

Caso seja identificado algum problema, Mariana recomendou a busca por um especialista para tratar a condição.

"Procurar um médico para que ele possa avaliar os outros sintomas da mulher e possivelmente exames que ajudarão a fechar um diagnóstico e iniciar um tratamento.", orientou ela.

Métodos contraceptivos, como pílula anticoncepcional e DIU, podem influenciar na formação ou redução de coágulos durante a menstruação?

"Pessoas que usam DIU de cobre tendem a ter um fluxo mais intenso e consequentemente mais coágulos.", respondeu.

Por fim, a especialista deu alguns alertas que a mulher deve ficar atenta durante a menstruação.

"É importante observar as características da menstruação para poder identificar quando algo não vai bem. No geral, as mulheres classificam a intensidade do fluxo de forma subjetiva, já que não tem muito com o que comparar. Saber o volume certo da menstruação é muito importante, mas um grande desafio quando a pessoa usa absorvente. O ideal é usar o coletor ou disco menstrual para que ela possa medir o volume exato que menstrua, identificar a presença de coágulos e observar melhor a coloração do sangue", disse.