Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Como lidar com as modificações causados no corpo pela gravidez

A médica Fernanda Nichelle falou sobre como cuidar das mudanças que o corpo sofre na gestação

Máxima Digital Publicado em 18/05/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como lidar com as modificações causados no corpo pela gravidez - Freepik
Como lidar com as modificações causados no corpo pela gravidez - Freepik

A gravidez é um processo que muda completamente o corpo da mulher. A gestante passa por constantes transformações em todo o período o qual está à espera do bebê. 

Muitas vezes, lidar com essas modificações não é um caminho fácil. A Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, falou sobre essas alterações sofridas e como cuidar de todas elas.

Durante a gestação, é comum aparecer algumas estrias. Como controlar estrias que já apareceram nos seios durante a gestação e na lactação? Um vez que não pode usar creme na região dos seios enquanto amamenta.

"As mães que já tem a estria no seio em função do aumento da mama durante a gestação e até mesmo durante o aleitamento, tem algumas opções terapêuticas que podem ser lançadas para controlar e para melhorar essas estrias. Durante a aumentação está liberado fazer luz pulsada, até mesmo laser durante a amamentação pode ser feito na mama e a questão de usar cremes também pode ser feito durante a amamentação, só que são cremes específicos que não tem malefícios para o bebê. Alguns cremes com orientação médica podem ser usados na mama para que haja então a prevenção de aparecimento de novas estrias aí então para que isso aconteça.", disse a especialista.

Mesmo perdendo peso depois do pós parto, sempre fica aquela flacidez e existem opções específicas para tratamento.

"Existem vários procedimentos ser feito para combater a flacidez eh do pós-parto, seja por aumento de peso, seja pelo aumento do abdômen para enfim do útero gravídico, né? Então o que nós temos hoje? São os bioestimuladores de colagêno as tecnologias como laser, como algumas outras são máquinas que podem auxiliar a construção muscular, que podem auxiliar no combate dessa flacidez", falou.

Ainda pensando nas estrias, a especialista disse que existem tratamentos para elas e quais são as diferenças dependendo da cor.

"Sim, existem tratamentos específicos para estria, como os lasers. O que muda é que a estria vermelha é uma estria mais jovem que apareceu mais recente, então essa estria nós conseguimos combater com melhor resultado estético. A estria branca ela já é uma cicatriz então ela um pouco mais difícil de conseguir reverter 100%, já estria vermelha, nós temos muito mais sucesso no tratamento", disse.

Para as mamães que descobrem logo cedo a gravidez, tem algum tratamento especifico para a pele, e o que pode ser feito para evitar manchas, estrias e até mesma a flacidez?

"Quando a mulher descobre que está grávida é sempre orientado pra ela, Intensificar o uso de protetor solar para evitar as manchas de tentar evitar o ganho excessivo de peso. Geralmente aí os médicos orientam em torno de um por mês para que o aumento de peso excessivo ele vai combinar com maior flacidez e com um banho de estrias, né? Também durante a gestação e orientação de bastante hidratação na pele, com cremes específicos também para que essa pele esteja preparada para esse aumento de peso inevitável que acontece.", apontou ela.

O melasma é outra questão! A médica falou que esse processo é comum e quais tipos de tratamentos existem.

"Durante a gestação é comum sim o melasma, inclusive ele tem um nome específico que se chama cloasma, o tratamento durante a gestação é o uso do ácido aselaico, de alguns ácidos específicos, além de intensificar o uso de protetor solar com cor, para evitar que essa mancha apareça e se aparecer, que evite evitar que ela piore. Então alguns ácidos específicos como, por exemplo, ácido pode ser usado e o protetor solar.", disse.

Para grávidas que fazem tratamento de psoriase, qual a dica que pode ser seguida para controle de manchas e cicatriz? Pode tomar banho de sol nessa condição?

"A orientação para grávida com psoríase em relação a manchas e as estrias é a mesma para qualquer outra mulher, é evitar ganho de peso, hidratar muito pele, pras manchas usar muito filtro solar. Não tem uma não tem nenhuma orientação que seja específica para paciente portadora de psoríase em relação à pele e a gestação. O Tratamento específico de psoríase existe, mas não tem nada para e estrias que seja diferente de uma mulher nas condições normais que não tenha nenhuma autoimune. Então a orientação é muita proteção solar, hidratação é para controle de estrias e manchas.", apontou ela.