Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Orientações

Como manter o corpo hidratado no verão

É preciso dar atenção para a hidratação nos dias quentes

Máxima Digital Publicado em 06/01/2022, às 13h00

Como manter o corpo hidratado no verão - Freepik
Como manter o corpo hidratado no verão - Freepik

Cuidar da saúde é premissa de todo ser humano. O corpo humano é uma máquina que precisa de manutenção a todo momento. No verão, o corpo precisa de um combustível essencial: a água.

A falta dela em altas temperaturas pode gerar uma desidratação, e pode alterar a saúde física e emocional. O líquido é fundamental no transporte de nutrientes para as células. Por isso, é importante ficar atento com a ingestão adequada desse componente tão importante.

O consumo adequado de água por dia é extremamente decisivo para que o corpo possa ficar hidratado e não sofra consequências que possam causar danos à saúde como: infecção urinária, dores de cabeça, problemas renais, entre outros.

"A quantidade ideal deve gerar em torno de 2 litros e 100 ml de água, em média. É interessante fazer uma distribuição, uma dica bacana é usar uma garrafa PET de 1 litro e meio, e depois, completar com mais 500 ml, assim é possível equilibrar a quantidade certa", afirmou Vinícius Hirota, Coordenador do curso de Educação Física da FAM.

Além disso, é importante ficar atento em relação à hidratação em caso de doenças crônicas como a pressão alta.

"A questão hídrica é importante para o fluxo sanguíneo no controle do sódio. Então, quem é hipertenso tem que ficar atento para manter uma hidratação regular para que não ocorra um descontrole na pressão arterial. É importante destacar que o consumo adequado da substância ajuda a fluir mais o sangue para os vasos sanguíneos e diminui a possibilidade de infartos e derrames", completou o professor.

Para aqueles que não têm o hábito de ingerir muita água, é possível encontrar o líquido nos alimentos como: laranja, pera, melancia, melão, abacaxi, morango, maçã e uva são algumas frutas que ajudam a manter a hidratação do corpo. Alguns legumes também são abundantes em água como: tomate, cenoura e abobrinha.

Então, não deixe de se hidratar nesse verão e mantenha uma alimentação que contenha líquido para ajudar nesse período quente. Além de ajudar a hidratar, são ricos em vitaminas.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI