Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Correndo sem parar!

As temperaturas baixas são propícias para a prática de exercícios físicos, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar dores e não perder o pique

Carmen Cagnoni Publicado em 09/06/2016, às 10h52 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas para não parar com a atividade no inverno - Shutterstock
Confira dicas para não parar com a atividade no inverno - Shutterstock

A chegada do inverno faz com que muitos corredores deixem de praticar as atividades físicas diárias, alegando que o frio é um fator determinante. Entretanto, as dificuldades podem ser facilmente superadas com alguns cuidados essenciais de forma que a pessoa continue obtendo os benefícios relacionados ao exercício nessa época do ano. O importante é evitar problemas relacionados à queda das temperaturas e às lesões.

O inverno é uma época em que os resfriados ocorrem com maior frequência, o que atrapalha ainda mais o rendimento do esportista e/ou atleta. Por outro lado, segundo estudos, a prática regular de esportes leve à moderada reduz o risco de infecções respiratórias, o que caracteriza um estímulo a mais para que a pessoa não interrompa sua rotina nessa época do ano.

Para manter a rotina de treino e evitar problemas, Eduardo Rodrigues, consultor de atividade física da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios, orienta:

Escolha das roupas
Durante o inverno é recomendável que o atleta use camisetas de mangas compridas, gorros e até luvas, pois é essencial que todas as extremidades do corpo estejam protegidas (cabeça, pescoço, mãos e pés). Utilize peças que podem ser removidas conforme o organismo aquece e depois recolocadas, se necessário. A primeira blusa pode ser de um tecido sintético, como polipropileno, que afasta o suor do corpo. Evite optar pelo algodão, pois ele retém a umidade próxima à pele. Além disso, conforme o frio pode-se utilizar um agasalho com isolamento e, por fim, uma camisa impermeável.

Aquecimento
Antes de qualquer prática esportiva prepare o corpo para a atividade: o aquecimento faz com que a musculatura seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. Dentro do possível, realize o aquecimento em ambiente fechado, antes de se expor ao frio.

Alongamento
Ele deve ser realizado somente no pós-treino. Isso faráz com que o sangue carregue os nutrientes obtidos com a movimentação, além de ajudar na recuperação dos músculos, que ficam mais contraídos em baixas temperaturas.

Hidratação
As temperaturas baixas fazem com que a sensação de perda de líquidos seja menor, mas isso é apenas uma impressão. A ingestão de água deve ser ainda maior, pois o tempo seco aumenta o risco de desidratação.