Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Depressão é uma doença

Corrente da empatia! 5 comentários que você não deve fazer para uma pessoa com depressão

Separamos uma lista de frases que não devem ser ditas para pessoas com transtorno depressivo

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 16/01/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Comentários que não devem ser ditos para pessoas depressivas - Instagram
Comentários que não devem ser ditos para pessoas depressivas - Instagram

A depressão é a doença do século e infelizmente está presente na vida de diversas pessoas. 

Ela é uma distúrbio que afeta diretamente sua forma de agir, pensar e é capaz de dominar seus sentimentos. A depressão causa tristeza, falta de energia, pode levar a perda de interesses por atividades que antes te davam prazer e alegria, além de diminuir a vontade de se exercitar fisicamente e ter uma vida ativa. 

Por sorte, a depressão é tratável. Porém, diagnosticar a depressão sem o auxílio de um profissional, é uma tarefa mega difícil. A face de uma pessoa depressiva é pintada como alguém sem vida, que não sai de casa e que não sorri, mas existe a tão perigosa ‘depressão sorridente’, que pode ser ainda mais letal quando não acompanhada de perto. 

Lidar com um indivíduo com depressão não é uma tarefa fácil. Nestes casos, principalmente, a empatia se faz extremamente necessária e fundamental!

Nós, da Máxima Digital, separamos 5 comentários que devem ser evitados quando tratado de pessoas com esse transtorno. 

1- Isso é uma fase, logo você estará melhor 

Não é uma fase! Depressão é uma doença e deve ser tratada como tal. Dizer isso para uma pessoa que vive esse transtorno é querer que ele se cure do dia para noite, porém depressivos costumam não conseguir lidar com os próprios demônios e muitas vezes precisam de muito apoio para que melhorem.

2- Você não sai dessa porque não quer

A depressão consome a pessoa por dentro e impossibilita que ela consiga se enxergar fora da situação. O estado depressivo é sufocante, e ninguém gostaria de estar nessa situação por vontade própria

3- Todos temos problemas

Essa frase só faz a pessoa depressiva acreditar que está com essa doença por que escolheu, deixando ela ainda mais infeliz. 

4- Você tem que parar de ter pena de si mesmo

Ao dizer isso, você está sugerindo que a pessoa com depressão é fraca e que sozinha conseguiria se livrar da sensação de impotência e tristeza, pintando a doença como uma espécie de vitimismo. 

5- Para de frescura

A depressão NÃO é frescura! É uma séria doença, responsável pelo suícidio de milhares de pessoas dia após dia. A compreensão do que o outro está sentindo é difícil, e por isso muitos costumam dizer que depressivos querem chamar atenção.