Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dentista apresenta novas tecnologias odontológicas, fala sobre alinhamento dentário e ressalta a importância do escaneamento bucal

A Dra. Paola Ventura explicou como funcionam os procedimentos para ter uma boca ainda mais saudável e um sorriso dos sonhos

Juliana Gardesani com supervisão de Marina Pastorelli Publicado em 06/09/2020, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dra. Paola Ventura apresenta novas tecnologias odontológicas - Instagram
Dra. Paola Ventura apresenta novas tecnologias odontológicas - Instagram

Estamos vivendo uma Era onde a saúde, a vaidade e o bem-estar prevalecem, caminhando lado a lado, equilibrando o belo e o necessário.

Muitos famosos vêm realizando procedimentos estéticos com fins diferentes, e, a cada dia que passa, mais e mais novidades surgem no mercado da beleza. Mas, é possível alcançar tamanha 'perfeição' que os artistas apresentam nas redes sociais? É possível conseguir realizar os mesmos processos feitos por uma blogueira ou por um influencer?

Sim, é possível! Atualmente, existem inúmeros tratamentos acessíveis que corrigem incômodos na aparência humana. Além disso, o que mais temos visto entre as celebridades, além de cirurgias plásticas, são os cuidados com o sorriso. 

Dentes branquinhos, alinhados e bem tratados. Para entendermos mais sobre o assunto, nós, da Máxima Digital, conversamos com a Dra. Paola Ventura, cirurgiã-dentista e ortondotia geral da Clínica Lys, localizada na zona sul de São Paulo.

A Dra. nos apresentou duas novas tecnologias do mercado odontológico: o escaneamento bucal e o alinhamento dentário

Com ambos os procedimentos, ficará ainda mais possível, a cada dia que passa, alcançar o tão sonhado sorriso de comercial de pasta de dente.

ESCANEAMENTO BUCAL 

MÁXIMA: Dra., primeiramente, explique essa nova tecnologia de escaneamento bucal.

Dra. Paola Ventura:"A maioria das pessoas já devem ter realizado o procedimento clínico de moldagem dos arcos dentais. Esse procedimento é muito importante para estudo individualizado do caso e diagnóstico. A técnica de moldagem está sendo substituída pelo escaneamento intraoral, que pela tecnologia, gera um modelo virtual das arcadas. O escaneamento traz mais conforto ao paciente e precisão de planejamento ao profissional. Pode ser utilizado para confecção de placas de bruxismo, coroas dentárias , alinhadores ortodônticos e entre outros", explica a especialista.

MÁXIMA: O escaneamento ajuda o paciente identificar problemas dentários 'escondidos' para que ele realize uma higiene mais completa?

Dra. Paola Ventura:"Para identificação de problemas como falta de higiene ou cárie dentária, o mais recomendado são exames como o Rx e fotos intrabucais, após a realização de um exame clínico. O escaneamento vai identificar e auxiliar em diagnósticos para a realização e procedimentos protéticos e ortodônticos, por exemplo".

MÁXIMA: É identificar mal posicionamentos e desgastes dentários pelo escaneamento?

Dra. Paola Ventura:"Com certeza! O mais interessante é que essa tecnologia auxilia na comunicação com o paciente. Após a realização do escaneamento, o paciente pode ver sua arcada dentária e entender essas questões, tendo outros planos de visões".

MÁXIMA: O procedimento pode ser encontrado facilmente nos consultórios de odontologia?

Dra. Paola Ventura: "Geralmente, indicamos clínicas radiológicas para o procedimento, porém, já estão chegando cada dia mais nos consultórios".

Escaneamento bucal chega para ajudar na identificação de problemas odontológicos
Instagram

ALINHAMENTO DENTÁRIO

MÁXIMA: Dra., primeiramente, o que é um alinhador dentário? 

Dra. Paola Ventura:"O alinhador é um tipo de aparelho dentário. É um conjunto de placas removíveis e transparentes totalmente individualizado, que possuem a finalidade de movimentos graduais aos dentes até que chegue na posição ideal planejada pelo ortodontista. Para esse planejamento de movimentos inseridos em cada placa, precisamos da tecnologia do escaneamento e programas virtuais, para que assim, essas placas sejam confeccionadas. O alinhamento é mais conhecido como o ‘aparelho invisível’".

MÁXIMA: Como funciona o alinhador dental transparente? Ele é melhor que o de metal?

Dra. Paola Ventura:"Os movimentos estão inseridos em cada placa que apresentam um comportamento elástico para realizar a força de movimento. Os dois são eficientes. Para cada caso existe uma indicação correta, cabe ao profissional esse planejamento e indicação. As vantagens quando escolhemos o alinhador é o conforto, estética e dependendo do movimento a ser realizado, podemos diminuir o tempo do tratamento".

MÁXIMA: O alinhador pode ser chamado de 'aparelho' fixo comum?

Dra. Paola Ventura:"Ele é um tipo de aparelho, quando falamos de fixo, nos referimos aos braquetes, por exemplo", explicou a profissional, que ainda ressaltou o que são os braquetes: "São aquelas pecinhas bem características e principaid do aparelho. Eles podem ser feitos de metal, plástico ou cerâmica".

MÁXIMA: Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem usar?

Dra. Paola Ventura:"Podem sim! Reforçando, que, tudo vai depender de cada caso. Cada paciente é único. Um bom estudo através da tecnologia e outros exames complementares, nos fazem levar a uma correta indicação".

MÁXIMA: De quanto em quanto tempo é necessário trocar o alinhador?

Dra. Paola Ventura:"As trocas variam de 7 a 10 dias, dependendo muito da colaboração e disciplina de uso do paciente".

Alinhadores dentários chegam para deixar o sorriso ainda mais bonito
Instagram

DRA. PAOLA VENTURA DÁ DICA DE OURO PARA TER E MANTER UMA BOCA SAUDÁVEL

"Para uma boca saudável é indispensável a correta higiene da cavidade bucal, utilizando sempre o fio dental e escova macia, higienizando bochechas, língua, dentes e gengivas. As consultas de prevenção no dentista são importantes para evitar doenças como a cárie, e identificar outros problemas funcionais. São muitas dicas importantes, mas esses dois passos são essenciais. Gosto de lembrar que cada sorriso é especial, independentemente de padrões de estéticas ideias. Quando decido cuidar de um sorriso, sei que proporciono bem estar e confiança, levando o paciente a sorrir. E sorrir, é saúde!".

O que estão esperando para ter um sorriso de novela, Máximas? Agora, que estão com a faca e o queijo na mão, já podem tirar aquela selfie sem medo, sem filtro e principalmente, com muita saúde!