Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Descubra os alimentos que devem fazer parte do seu prato

Confira quais são os nutrientes indispensáveis e turbine a despensa!

Máxima Digital Publicado em 02/09/2015, às 14h29 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
prato bem feito - shutterstock
prato bem feito - shutterstock
A saúde está no topo da lista de preocupações dos brasileiros que têm 50 anos ou mais. Apesar disso, 61% deles consideram a sua dieta igual ou pior do que era antes, e dois a cada três consomem menos de seus porções de frutas e verduras por dia, o que pode comprometer o estoque de vitaminas e minerais.  Descubra quais são os nutrientes que não podem faltar nessa fase da vida:

Potássio
Controla a ação do sódio no organismo e, por isso, é um aliado para o coração, prevenindo males como a hipertensão. Fontes: melancia, feijão, ervilha, soja. 

Zinco
Responsável por aumentar a imunidade, que pode ficar enfraquecida com o passar do tempo. Tem ação antioxidante, que ajuda a preservar os cinco sentidos. Fontes: nozes, castanhas, arroz integral.

Fibras
Combatem a prisão de ventre e, como melhoram o funcionamento intestinal, garantem maior aproveitamento dos nutrientes ingeridos. Fontes: linhaça e frutas variadas.

Vitamina D
Favorece a absorção de cálcio e atua nos músculos, garantindo estabilidade aos ossos. Fontes: peixes (arenque, salmão, cavala), frutos do mar. 

Cálcio
Auxilia na manutenção do ritmo cardíaco e da saúde do cérebro. Também é um aliado na prevenção da osteoporose. Fontes: quinoa, vegetais folhosos verde-escuros, gergelim. 

Antioxidantes 
Protegem da ação nociva dos radicais livres. Fontes: cenoura, beterraba, couve, brócolis, óleos vegetais.

Vitaminas do complexo B
Fortalecem a imunidade, dão energia e protegem os tecidos nervosos. Fontes: carnes, leguminosas, grãos.

Ômega 3
Participa da comunicação entre as células nervosas, prevenindo mal de Parkinson, Alzheimer, depressão e perda de memória. Fontes: óleo de coco, linhaça e sardinha.