Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Descubra os benefícios do pilates na a terceira idade

Fisioterapeuta comenta quais são as vantagens de praticar pilates na terceira idade

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 03/12/2015, às 17h17 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

pilates
pilates - shutterstock
Há algum tempo chegar à terceira idade passa longe de ser como antigamente, quando os vovôs e vovós ficavam em casa e diminuíam o ritmo. Agora, o importante é justamente o contrário, já que manter uma rotina ativa é essencial para a saúde física e emocional. Monique Marchelle, fisioterapeuta e instrutora de Pilates da Zahra Spa & Estética, explica que com o passar dos anos ocorre um desgaste natural dos músculos, diminuição da flexibilidade e mobilidade, perda do equilíbrio, menos resistência e alteração da postura. E como consequência, algumas dores podem surgir. Neste caso, recorrer ao pilates é uma boa opção!  
"O pilates auxilia a envelhecer com saúde e de forma ativa. E por ser uma atividade de baixo impacto e individualizada, diminui os riscos de queda e alivia as dores, aumentando a autoestima", complementa a fisioterapeuta.

A lista de benefícios não é curta, confira: 
- Melhora da postura
- Integração do corpo e mente
- Melhora da capacidade respiratória
- Aumento da flexibilidade
- Consciência corporal
- Melhora da coordenação motora
- Ganho de força muscular
- Prevenção de lesões
- Melhora do equilíbrio
- Alívio de dores musculares


Palavra de profissional
Segundo Monique, o ideal é que as aulas sejam elaboradas por fisioterapeutas formados e que ofereçam atendimento personalizado, de maneira que atenda a necessidade individual de cada aluno."É muito importante que no início da prática seja feita uma avaliação, onde serão relatados quaisquer desvios posturais, desequilíbrios musculares e dores do indivíduo, e assim será feito um programa de tratamento específico para cada aluno", alerta a fisioterapeuta.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI