Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café: essa bebida é nossa amiga ou vilã?

Conversamos com a Dra. Fernanda Cortez, nutróloga, que explicou os benefícios e os malefícios desse queridinho

Gabriele Salyna Publicado em 14/04/2021, às 16h01

O café é nosso amigo ou vilão? - Freepik
O café é nosso amigo ou vilão? - Freepik

Nesta quarta-feira, 14, comemoramos o Dia Mundial do Café. Para comemorar a data especial, que tal entendermos o que essa bebida faz em nosso corpo?

Para saber tudo sobre o queridinho, a Máxima Digital conversou com a nutróloga Dra. Fernanda Cortez, que explicou os benefícios e os malefícios do café para a nossa saúde.

Afinal, essa bebida tão amada pelos brasileiros é uma amiga ou vilã do nosso corpo? A Dra. esclareceu como podemos encaixá-la no dia a dia e os cuidados que devemos tomar.

MÁXIMA DIGITAL: Quais os benefícios e malefícios do café para a saúde?

DRA. FERNANDA CORTEZ: Benefícios: O café possui muitos benefícios como no combate a depressão, é um ótimo estimulante que ajuda na concentração, memória e foco, previne o câncer, principalmente o câncer de mama, previne diabetes e  também doenças como Alzheimer e Parkinson. Além de ajudar o intestino a funcionar corretamente.

Malefícios: Insônia, pode piorar arritimia, irritação da mucosa gástrica, piora a absorção de cálcio e ferro. Quem tem anemia ferropriva ideal não tomar café principalmente após as refeições.

O melhor é ingerir o café na dose certa para só teremos os benefícios.

MÁXIMA: O café em excesso é ruim para a saúde?

DRA. FERNANDA: Tudo em excesso não faz bem. Ideal sempre manter a cafeína de 300 a 400mg dia, se não acabamos potencializando os malefícios da bebida.

MÁXIMA DIGITAL: Os malefícios do café valem para outras bebidas com cafeína?

DRA. FERNANDA: As bebidas que contém muita cafeína como energéticos e refrigerantes podem causar danos à saúde se ingeridas em excesso.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI