Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Diga adeus as olheiras: aprenda a aplicar corretamente os cosméticos que prometem alivia-las

Noites mal dormidas, fatores genéticos e outros fatores podem agravar ainda mais o problema. Saiba mais

Máxima Digital Publicado em 25/03/2015, às 10h27 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
olheiras - shutterstock
olheiras - shutterstock
Noites mal dormidas acarretam muitos problemas, entre eles, as famosas e temidas olheiras, aquele escurecimento ao redor dos olhos. Além disso, elas também podem ser crônicas, o que significa que não importa o quanto você descanse, elas estarão por lá. Outros fatores, como exposição ao sol, perda de colágeno, falta de hidratação e vícios como bebida e cigarro também influenciam na coloração escura. 
Infelizmente, livrar-se do problema não é tão simples, "É um tratamento lento e progressivo. Além disso, uma das maiores dificuldades é a correta avaliação do caso, visto que a área dos olhos pode sofrer com bolsas, olheiras, flacidez, hiperpigmentação, etc... após a avaliação correta, o tratamento tem melhor resultado se for realizado por um profissional e acompanhado da manutenção diária em casa", destaca Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.

+Papo de amiga: aprenda a fazer um analgésico de cutícula

Inúmeros cosméticos que prometem combater as olheiras estão disponíveis no mercado, mas a maneira de aplicá-los influencia diretamente no resultado final. Para garantir o efeito desejado, Isabel revela que, antes de aplicar o cosmético, é necessário fazer o processo de higienização da pele com a limpeza, a tonificação e a hidratação. "Depois disso, a indicação é que seja feita uma massagem na região — ainda antes de aplicar o cosmético contra olheiras e bolsas. Nessa massagem, que deve ser bem leve e lenta, aplicada com suavidade, é importantíssimo obedecer ao seguinte sentido: na parte abaixo dos olhos, massagear de fora para dentro (da direção da orelha para o nariz); e na parte superior, o caminho inverso, de dentro para fora. O movimento forma um círculo ao redor dos olhos", instrui, completando que essa massagem deve ser feita de três a cinco vezes antes do cosmético.

5 motivos que podem agravar o seu cansaço

massagem é importante, pois ela é capaz de ativar o sistema linfático, melhorando a circulação. "É uma drenagem, que auxilia tanto na redução do inchaço, ou seja, bolsas de edema, como no clareamento de olheiras vasculares por melhorar o fluxo circulatório. Além disso, essa massagem prepara a pele para receber o produto, que vai ser passado em quantidade pequena - uma gotinha do tamanho de uma ervilha para a região dos dois olhos - pois com o sistema linfático ativado, a permeação dos ativos é mais efetiva".  Após aplicar o produto, repita o procedimento de massagem no sentido correto até sentir que a pele absorveu o produto.