Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dor? Estes exercícios podem te ajudar a se livrar das dores no corpo

Confira dicas de exercícios para auxiliar no tratamento contra dores

Máxima Digital Publicado em 31/01/2020, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns exercícios podem auxiliar no tratamento de dores - Getty Images
Alguns exercícios podem auxiliar no tratamento de dores - Getty Images

Conviver com a dor é uma das tarefas mais desafiadoras e pode afetar diretamente sua qualidade de vida.

Baixo rendimento no trabalho, não conseguir realizar as tarefas rotineiras da casa e ainda deixar de lado o convívio social são algumas das principais reclamações de quem sofre com o incômodo da dor. 

O ortopedista e especialista em artroscopia, Nemi Sabeh Júnior, médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dá algumas dicas para quem não sabe como prosseguir com a dor, quando buscar por ajuda e quais são os possíveis tratamentos.

De acordo com o especialista, em muitos casos não é necessário fazer o uso de remédios e você consegue controlar e minimizar as dores com exercícios assertivos, que auxiliam no fortalecimento dos ossos e articulações.

Antes de tudo: Identifique o problema

Só após uma avaliação bem detalhada é possível confirmar se a dor tem causa genética ou está relacionada com o estilo de vida e até influência de hormônios. “Ela não surge de uma hora para outra. O sistema nervoso leva quase três meses para memorizar essa manifestação irritante e desagradável como dor”, explica.

Exercícios

CORRIDA

A caminhada e a corrida combatem as dores crônicas atuando no processo de liberação de endorfina, uma espécie de analgésico natural produzido pelo corpo.

Corrrida
Getty Images


ARTE MARCIAL E ALONGAMENTO

O Tai Chi Chuan e Ioga são atividades que ajudam na flexibilidade e alongamento, estimulando os músculos.

Arte Marcial e Ioga
Getty Images


PILATES E EXERCÍCIOS DE FORÇA

Além de trabalhar a flexibilidade, o Pilates ajuda na tonificação dos músculos e ainda melhora a postura. Sobre os exercícios de força, eles tonificam os músculos e reduzem a pressão localizada, o que leva a uma melhora em quem sofre com problemas nas articulações.

Pilates
Getty Images