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Drible o estresse

Em tempo de crise econômica e política, não são poucas as cobranças no trabalho. O medo do desemprego e a falta de boas perspectivas profissionais podem causar danos à saúde e à mente. Saiba como amenizar o caos

Carmen Cagnoni Publicado em 11/04/2016, às 12h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Saiba como amenizar o caos
Saiba como amenizar o caos - Shutterstock

De acordo com dados da pesquisa mais recente da Isma-BR (International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros que trabalham têm sintomas de ansiedade em algum grau, e metade sofre de algum nível de depressão. Segundo Sandra Mara, psicóloga e consultora da Netfarma e da Clínica Dr. Família (SP), para evitar o estresse, é importante se atentar a certos cuidados e manter bons hábitos de vida “No estado de calma, conseguimos produzir mais e melhor. Já sob o estresse nós temos sintomas não apenas psicológicos como, também, físicos. Entre os psicológicos estão ansiedade, angústia, irritação, problemas de concentração, entre outros. Já os físicos incluem tensão muscular, dor de cabeça, tontura, queda de cabelo etc. É um quadro que prejudica amplamente o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa”, acrescenta.   

A fim de evitar ou combater o estresse, a especialista lista algumas sugestões:

Medite: já foram amplamente comprovados os benefícios da meditação para a saúde e o bem-estar. Entre para um grupo de meditação e aprenda a relaxar sua mente.

Faça exercícios: praticar atividades físicas com regularidade – como corrida, caminhada, lutas marciais ou dança – distrai a mente e libera no organismo endorfina, substância produzida pelo cérebro, que é considerada um ‘analgésico natural’ e promotora de bem-estar. Além disso, treinar ajuda a relaxar e a ter uma melhor qualidade de sono, o que também ameniza o nível de estresse.

Invista na alimentação saudável: a alimentação pobre em nutrientes ou uma dieta restritiva, além de causar fraqueza e mal-estar, pode ocasionar mau humor - primeiro passo para desenvolver o estresse. Já alguns alimentos fazem o organismo produzir mais serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando humor, sono e apetite. Entre eles estão: cereais, laticínios, ovos e frutas, como abacate e banana. Por isso, incluir esses itens no cardápio é uma boa tática.  Para saúde geral, inclua todos os grupos alimentícios nas refeições, diariamente.

Reserve espaço na agenda para o lazer: por mais corrida que seja a rotina, reserve momentos para o lazer e o descanso, nem que seja por curtos períodos. Uma massagem relaxante na hora do almoço, uma caminhada de 20 minutos em um parque próximo do trabalho, a leitura de um bom livro à noite em casa. Se não quiser terminar o dia estressado, evite que sua rotina seja 100% tomada de tarefas e obrigações. O corpo e a mente precisam relaxar!

Tome chás relaxantes: as infusões com ervas calmantes – como camomila, erva-cidreira e valeriana – também são boas alternativas, por serem uma maneira prática, de baixo custo e eficaz de reduzir o estresse. Além do efeito calmante dessas plantas, o próprio ritual de preparar e saborear o chá também ajuda a desacelerar, consequentemente, amenizando a ansiedade e o estresse. Por isso, vale a pena insistir no chazinho da tarde ou da noite!

Caso sinta que o estresse pode estar saindo do controle, acarretando sintomas psicológicos e físicos sérios e afetando o bem-estar e a rotina, vale a pena marcar uma consulta com um psicólogo. Um profissional especializado poderá ajudará a identificar as causas do problema e a lidar com elas. E lembre-se: ter calma não quer dizer estar em um local sem qualquer barulho, confusão ou trabalho duro. Quer dizer estar perto dessas coisas e, mesmo assim, ter o coração tranquilo.

 

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