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Saúde e Bem Estar / Alimentação

Especialista dá dicas para manter a boa alimentação durante as celebrações de fim de ano

O Dr. Aldo Grisi indica os motivos para não desistir dos hábitos saudáveis durante essa época

Máxima Digital Publicado em 29/12/2021, às 15h00

Especialista dá dicas para manter a boa alimentação durante as celebrações de fim de ano - Divulgação
Especialista dá dicas para manter a boa alimentação durante as celebrações de fim de ano - Divulgação

Quando chega o final de ano, as celebrações de Natal e Réveillon são recheadas de guloseimas e mesmo quem segue uma dieta saudável, tende a enfiar o pé na jaca. Comer e beber à vontade é perdoável nessa época do ano, mas é importante não desistir dos hábitos saudáveis, como conta o especialista em nutrologia Dr. Aldo Grisi.

"É muito comum na época de fim de ano as celebrações terem alimentos ricos em gordura, açúcar e sal. Mas, se você já mantém uma dieta saudável, com boa alimentação e atividades físicas, recomendo que saiba balancear suas refeições durante a ceia de Natal ou a festa de Ano Novo. Se achar que o prato principal está muito 'pesado', compense na sobremesa, optando por opções a base de frutas, o mais natural possível", explicou Grisi.

O especialista recomendou também o consumo moderado de bebidas alcoólicas: "Falar em festas de fim de ano, com certeza as bebidas alcoólicas estarão presentes. O melhor nesse momento é se controlar, pois, o álcool possui 7 kcal por grama. Por isso, é interessante optar por uma taça de champanhe ou vinho, que possuem uma composição mais saudável"

Para Grisi, outro comportamento importante nas festas de fim de ano para não se desviar dos hábitos saudáveis é não exagerar na quantidade de ingestão dos alimentos.

"Ser adepto da alimentação saudável é entender os seus limites e não ultrapassá-los. Evite os alimentos gordurosos ou com muito açúcar, mas controle também os benéficos, porque esses em excesso podem atrapalhar o bom funcionamento do seu organismo. É só saber dosar as quantidades e aproveitar de tudo um pouco", finalizou.

Além da preocupação com a alimentação, se for possível, durante essa época, não deixe de intensificar as atividades físicas, pois a combinação de exercícios com refeição equilibrada precisa ser rotina, já que ajudam a "queimar" os excessos. 

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