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Saúde e Bem Estar / Atividades físicas

Especialista indica cinco vantagens de praticar atividades físicas em várias fases da vida

Rodrigo Fernandes falou sobre os benefícios de se exercitar na adolescência, pré-menopausa, menopausa e terceira idade

Máxima Digital Publicado em 09/08/2021, às 16h30

Especialista indica cinco vantagens de praticar atividades físicas em várias fases da vida - Freepik
Especialista indica cinco vantagens de praticar atividades físicas em várias fases da vida - Freepik

Todos nós sabemos que praticar atividades físicas traz várias melhorias para nosso corpo no quesito saúde. 

Porém, nem todos sabemos, exatamente, quais são as vantagens que a prática regular de exercícios pode trazer para a nossa vida. 

Para te incentivar a começar a se cuidar desde já, Rodrigo Fernandes listou alguns benefícios dessa ação em algumas fases de sua vida. 

O especialista separou quatro momentos, adolescência, pré-menopausa, menopausa e terceira idade e cinco vantagens de se exercitar em cada uma dessas idades. 

Adolescência:

"Contribuiu na construção da consciência corporal, refinando o sistema psicomotor, ajuda a reduzir o risco de obesidade e doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, previne depressão e ansiedade e promove o bem-estar físico e emocional, ajuda no desempenho escolar, podendo propiciar significativa melhora e contribui para uma melhor composição corporal", indicou o especialista. 

Pré-menopausa:

Rodrigo listou: "Diminui riscos de doenças cardiovasculares, fortalece os ossos, combate as mudanças bruscas de humor, ajuda a evitar a insônia, aumento a massa magra".

Menopausa: 

"Evita o acúmulo da gordura abdominal, diminuindo o risco das doenças cardiovasculares, melhora a qualidade do tecido ósseo, evitando a ospeotina e progressivamente a osteoporose, reduz as ondas de calor, melhora a saúde física e mental, retardando o declínio cognitivo e aumento da massa magra, melhorando a força, a flexibilidade, postura e coordenação motora", indicou. 

Terceira Idade:

Por fim, o especialista listou: "Melhora a mobilidade, aliviando as dores de origem muscular e articular, mantém o condicionamento aeróbio, melhorando o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, auxiliam na síntese natural de hormônios, contribuindo para melhorar as taxas metabólicas e o aumento de massa muscular, preserva a autonomia, diante das atividades funcionais e diárias, privilegiando a independência e autoconfiança e mantém a mente ativa, contribuindo para o foco de atenção. Milhares de sinapses acontecem, estimulando a produção de hormônios que geram sensação de bem-estar e felicidade".

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