Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Pele e lábios

Especialista indica cuidados essenciais com a pele e lábios nos dias frios

A Dra. Fernanda Nichelle explicou o que devemos fazer para manter a saúde da pele e dos lábios

Máxima Digital Publicado em 31/05/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista indica cuidados essenciais com a pele e lábios nos dias frios - Freepik
Especialista indica cuidados essenciais com a pele e lábios nos dias frios - Freepik

Com a chegada dos dias mais frios, a pele e os lábios começam a dar indícios de ressecamento devido à queda da umidade do ar e das temperaturas mais baixas. Com a diminuição da transpiração corpo sentimos esses efeitos.

A Dra. Fernanda Nichelle ensinou alguns cuidados que devemos ter para deixar a pele e lábios bem hidratados e com aparência saudável.

“A temperatura da água muito elevada faz mal pra pele. Ela ajuda a remover uma manto lipídico, um manto de gordura que a gente tem que ajuda a proteger a pele. E isso acaba causando muita coceira no paciente, esse ressecamento. Acaba causando aquela pele com aspecto esbranquiça ressecado. Então o ideal é que se amenize a temperatura dessa água, geralmente costumamos orientar que em torno de 37° ou 38° graus ainda é tolerável. E que esse paciente assim que saia do banho nos primeiros quinze minutos aplique algum hidratante, ele irá permear de uma forma mais efetiva”, disse ela.

Os hidratantes labiais são fortes aliados nesse período. A especialista falou sobre qual devemos escolher.

"O melhor protetor labial para evitar o ressecamento nos lábios é aquele que contenha algum componente hidratante na sua fórmula. O protetor durante o dia ele é muito importante porque ele ajuda a proteger o lábio da radiação ultravioleta. Mas a hidratação é que vai evitar o ressecamento, aqueles protetores com manteiga de karité ajudam muito ou com alguma base hidratante. O batom ele só ajuda quando esse batom é hidratante. Batom do tipo matte muitas vezes ele inclusive desencadeia ou agrava o ressecamento. Então batons hidratantes e gloss geralmente ajudam também nessa hidratação", disse ela.

Na hora de dormir, os cuidados também aparecem: "Antes de dormir, após aplicar hidratante nas mãos e pés, sugiro colocar meias e luvas, pois a oclusão fará com que o hidratante permeie melhor na pele, otimizando a hidratação."

"Não esquecer de aplicar filtro solar, pois com o frio, a tendência é achar que não será possível queimadura solar, quando na verdade ela ocorre da mesma forma.", completou ela.

Você sabia que o frio pode causar queimaduras? Ela explicou: "O frio também pode ocasionar 'queimadura', então a pele deverá estar bem protegida com hidratantes, filtros e tecidos.".

Os cabelos também demandam um cuidado especial nos dias mais frios. A médica disse que é preciso investir em hidratação e evitar altas temperaturas.

"Não esquecer dos cabelos, intensificando a hidratação e evitando a lavagem com altas temperaturas que poderão piorar a dermatite seborreia (caspa).", falou.

E, claro, beber muita água! "Beber bastante água. No mínimo 40ml por cada quilo do corpo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60kg, deverá ingerir no mínimo, 2.400 litros de água por dia.", disse a médica.


Dra. Fernanda Nichelle — Médica, atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle. Atualizações na Universidade de Harvard e Universidade de Michigan. CRM/RS: 36.168 CRM/SP: 154.072