Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

FACILITE A DIGESTÃO

Hábitos alimentares inadequados podem provocar irritações no aparelho digestivo e causar má digestão

Redação Publicado em 22/02/2016, às 13h10 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Comer frutas ajuda na digestão - Shutterstock
Comer frutas ajuda na digestão - Shutterstock

Deixar de lado bons hábitos alimentares, por falta de tempo, é um risco para a saúde. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) alerta para os perigos da má digestão, provocada pela ingestão de alimentos gordurosos e excesso de bebidas alcoólicas, que causam mal-estar e sensação de estufamento na boca do estômago.

De acordo com o endoscopista da Sociedade, Jecé Brandão, mais de 80% dos casos de má digestão estão relacionados com mau comportamento e estilo de vida inadequado. “A vida corrida que as pessoas levam, com uma agenda sobrecarregada, algumas vezes impede que se tenha tempo até mesmo para realizar as refeições. Portanto, não se alimentam com comidas saudáveis, criam o hábito de conversar durante as refeições, além de não mastigar corretamente os alimentos. Tudo isso pode gerar má digestão”, explica o especialista.

O endoscopista alerta, ainda, que quando a má digestão é recorrente, o quadro deve ser avaliado. “Quando o problema ocorre há mais de mês, o paciente deve se submeter a um exame de endoscopia digestiva alta para checar se os sintomas derivam de má digestão associada a alguma doença, que precisa ser diagnosticada e tratada”, recomenda.

Confira cinco atitudes para evitar desconfortos:

1 - Fuja de refeições gordurosas;

2 - Evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso;

3 - Substitua doces por frutas frescas;

4 - Fracione as refeições, evitando comer em grande quantidade várias vezes ao dia;

5 - Coma devagar, mastigando bem os alimentos.