Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Faixa preta ou castanha na unha pode indicar problema de saúde

A MÁXIMA de abril selecionou várias situações onde a mudança de coloração pode indicar um problema de saúde. Aqui, te contamos tudo sobre as faixas pretas ou castanhas que podem aparecer em suas unhas

Máxima Digital Publicado em 23/04/2015, às 10h39 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
unhas abril maxima - Shutterstock
unhas abril maxima - Shutterstock
Uma única mancha escura e vertical, especialmente na unha do polegar ou do dedão do pé, tende a indicar a presença de um melanoma. Apesar de ser o tipo de câncer de pele mais raro (representa apenas 4% dos casos, segundo o INCA*), é o mais perigoso. 
"É um tumor agressivo, pois é capaz de enviar células malignas para as outras partes do corpo, o que chamamos de metástase", explica a dermatologista Adriana Cristina Caldas (SP), membro do Grupo Brasileiro de Melanoma.

Proteja-se: de acordo com a médica, o melanoma que acomete as unhas não pode ser prevenido como os outros tipos de câncer de pele. pois não está relacionado a radiação solar. Mas vale lembrar que o mal é altamente tratável quando descoberto precocemente. "A gravidade é diretamente proporcional à demora do diagnóstico. Por isso, devemos fazer uma investigação periódica, principalmente ao notar lesões. Em caso de suspeita de câncer, a biópsia fará a confirmação", diz Adriana.