Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Cuidado com os fios

Fique atento ao rótulo: Especialista destaca as substâncias que podem prejudicar o cabelo

A tricologista Viviane Coutinho explicou a importância de observar os rótulos de produtos capilares para evitar elementos que prejudiquem os fios

Máxima Digital Publicado em 01/01/2022, às 09h00

Fique atento ao rótulo: Especialista destaca as substâncias que podem prejudicar o cabelo - Freepik
Fique atento ao rótulo: Especialista destaca as substâncias que podem prejudicar o cabelo - Freepik

Os rótulos não estão nas embalagens dos produtos à toa. Neles, estão disponibilizadas informações muito importantes aos consumidores. Sua principal função é informar as características e propriedades do produto.   

Em muitos cosméticos para o cabelo existem substâncias que são prejudiciais aos fios, por isso é fundamental ler a composição no rótulo do produto. A tricologista e membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT) Viviane Coutinho detalhou alguns desses elementos ruins para os cabelos para você ficar atento.

"Ao comprar um shampoo ou condicionador, por exemplo, esteja atento ao rótulo, nele haverá informações sobre as substâncias presentes no produto. Elementos como parabenos, sulfatos, parafina são tóxicos para a saúde dos fios, portanto, é fundamental evitá-las", explicou ela.

Viviane ressaltou o porquê dessas substâncias serem prejudiciais: "O sulfato, por exemplo, são detergentes químicos que removem a sujeira e óleo do cabelo, porém, também levam a hidratação natural, que dá brilho e suavidade às madeixas. Já os parabenos são disruptores endócrinos, que podem causar mudanças hormonais em nosso corpo, inclusive com risco de desenvolver câncer. Além dessas substâncias, é preciso estar atento a nomes como, triclosan, que atuam como conservantes dos produtos; e, polietilenoglicol, que é perigoso ao desenvolvimento humano"

Porém, a especialista disse que não precisa abandonar produtos capilares com essas substâncias

"Grandes marcas pesquisam muito antes de desenvolver um produto. O perigo está no excesso dessas substâncias químicas. É importante se atentar a isto", pontuou.

A profissional ressaltou que já é possível encontrar shampoo e condicionadores que tem na composição óleos essenciais, ajudando na saúde capilar.

"Já existem shampoos e condicionares que ajudam a estabilizar a pele do couro cabeludo, devolvendo a saúde que na composição tem a entrega de óleos essenciais", finalizou. 

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI