Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Fitness no inverno: drible o frio e não desista da academia!

Com a chegada do friozinho, fica mais difícil ir treinar. Aprenda a fugir da preguiça nessa época do ano para manter o corpo em dia

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 11/06/2015, às 10h28 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
mitos e verdades sobre emagrecimento - shutterstock
mitos e verdades sobre emagrecimento - shutterstock

No inverno é comum ganhar um quilinhos. Além das comidas tentadoras, a preguiça de ir para a academia toma conta até de quem cuida do corpo o ano inteiro. Para não colocar tudo a perder,  Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo, indica exercícios que ajudam a combater uma grande inimiga: a preguiça. “Correr, pedalar, praticar aulas de ginástica e treinos funcionais são excelentes opções. É importante ressaltar que os exercícios em grupo podem ser muito positivos porque você tem alguém para te motivar e ser motivado”, explica a especialista.

Segundo ela, no frio geralmente é quando o organismo muda o seu funcionamento, gerando uma fome excessiva, o que faz com que os exercícios físicos se tornem ainda mais importantes. “A necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais faz com que a atividade metabólica e o gasto calórico aumentem. Porém, essas alterações também são responsáveis por nos estimular a comer mais na estação. Portanto, é muito importante não desistir dos treinos, mesmo quando as temperaturas caem”, comenta Larissa.

As cinco principais dicas para não abandonar a academia no inverno são:

Mude seu horário – Se você costuma frequentar a academia muito cedo pela manhã ou tarde da noite, tente treinar na hora do almoço. “É quando a temperatura está mais amena. Além disso, exercitar-se nesse horário dá uma recarregada na bateria e a parte da tarde será bem mais produtiva”, comenta Larissa.

Direto para a academia – Passar em casa depois do trabalho ou faculdade antes de encarar a malhação não funciona. “Prepare a mochila na noite anterior e deixe no carro. Essa atitude pode facilitar na hora de você pensar duas vezes em ir à academia”, sugere.

Desligue o modo “soneca” do despertador – Saia da cama já! O despertador tocou, pule da cama e não enrole. “Assim, você tem menos chances de sabotar o treino da manhã, caso esse seja o seu único horário disponível”, diz ela.

Acredite! No inverno emagrecemos com mais facilidade – As baixas temperaturas aumentam o gasto calórico. No frio o corpo tem que gastar mais energia para se manter aquecido, acelerando o metabolismo. “Essa é uma grande oportunidade para queimar os quilinhos extras e também manter a forma durante o inverno”, reforça Kussano.

Sua imunidade aumenta – Quando você pratica uma atividade física a sua imunidade melhora, diminuindo muito as chances de contrair gripes e resfriados típicos da estação. Isso também acontece por conta do metabolismo mais regulado. “Aposte também em roupas adequadas para evitar friagem no caminho até a academia. Lembre-se que manter-se aquecido é importante, o que não significa usar roupas pesadas”, explica a gerente técnica