Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Herpes de Eliezer, do 'BBB22', faz assunto disparar; especialista explica o que é a doença

A dermatologista Dra. Lívia Maria explicou o que é Herpes

Máxima Digital Publicado em 11/02/2022, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Herpes de Eliezer, do 'BBB22', faz assunto disparar; especialista explica o que é a doença - Internet
Herpes de Eliezer, do 'BBB22', faz assunto disparar; especialista explica o que é a doença - Internet

O participante Eliezer, do Big Brother Brasil 22 está com Herpes. 

De acordo com a produção do programa, o brother já recebeu atendimento especializado, orientações e está sendo tratado por uma equipe médica.

Após uma fala de Maria sobre o tema, o assunto gerou muita repercussão e disparou pesquisas do Google com a busca pela palavra “herpes”, fazendo com que o assunto estivesse em alta durante o dia.

Para esclarecer do que se trata, a dermatologista da Clínica Dra. Lívia Maria Camargo e Spa Mar, Lívia Maria, explicou o que é a doença.

"O herpes labial é uma infecção pelo vírus herpes simplex, que provoca o aparecimento de bolhas ou feridas nos lábios ou interior da boca. Podem ser precedidas por sintomas como formigamento, ardência, sensibilidade local, dor e/ou coceira na região onde surgem", definiu.

A médica explicou que após o primeiro contato do indivíduo com o HSV-1, o vírus ficará latente nos gânglios sensoriais e é reativado quando ocorrem alterações imunológicas, por contato com lesões ou secreções infectadas ou muitos associados a trauma local, menstruação, gravidez, estresse e exposição solar.

"Existem dois tipos de Herpesvírus simples, HSV1 e HSV2. O HSV1 é mais comumente transmitido durante a infância, enquanto o HSV2 após a puberdade, em geral pelo contato sexual. O tratamento consiste no uso de sintomáticos e suporte, como dieta líquida, repouso, lavagens orais e antitérmicos se necessário. Em álbuns casos podem ser utilizados medicamentos antivirais", relatou a doutora Lívia.

Vale lembrar que as lesões e ou gravidade do herpes simples dependerão da imunidade do indivíduo. A reparação das lesões ocorre entre 7 a 10 dias sem deixar cicatriz.