Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Água, água e mais água

Infecção de urina x verão: especialista ensina como se prevenir da doença e garante: "Principal razão para o aumento dos casos de infecção é a desidratação"

As altas temperaturas, a curtição durante o dia e a negligência na hora de beber água podem desencadear a infecção urinária; saiba mais

Marina Pastorelli Publicado em 01/01/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Infecção urinária: causas e como evitar - Freepik
Infecção urinária: causas e como evitar - Freepik

O verão é um período que associamos a calor, férias, diversão, mas tudo isto pode ser prejudicado com o aumento dos casos de infecção urinária que se observa nesta época.

A Máxima Digital conversou com Flavio Iizuka, urologista e Pesquisador pela USP, e o especialista indicou 5 as causas mais frequentes e explicou o que se pode fazer para prevenir.

+++Emoções de fim de ano podem afetar o coração! Cardiologista diz como e ensina maneiras de evitar que o órgão se sobrecarregue nessa época

"A principal razão para o aumento dos casos de infecção é a desidratação, decorrente do calor excessivo e a ingestão insuficiente de líquidos. É necessário que um adulto tome, em média, 2 litros de líquidos por dia", pontuou.

E alerta especial para quem ama ficar na praia ou na piscina: de acordo com Flavio Iizuka, os trajes de banho molhados podem trazer algumas consequências: "A outra razão é que muitas pessoas ficam o dia todo com roupas de banho molhadas no calor, o que favorece infecção por fungos como a candidíase, acometendo homens e mulheres. Este tipo de infecção favorece a ter infecção urinária por bactérias, e são infecções que acontecem com frequência de forma associada".

Além disso, cuidar do intestino também é importante. A constipação intestinal é outro fator associado a risco de infecções urinárias e ela, muitas vezes, se dá por conta da mudança de ambiente e da "bagunça" que pode virar a rotina alimentar. 

"Estar fora de casa, também faz com que as mulheres evitem usar banheiros públicos e por este motivo ficam muitas horas sem urinar, sendo que o ideal é urinar a cada 3-4 horas", também explicou o Dr. [Ah, e nada de deixar de tomar água só porque estará fora de casa, hein? Senão serão dois problemas pra você, intensificando a chance da infecção urinária].

Por último, mas não menos importante, o urologista garantiu que a atividade sexual pode ser outro fator a causar infecções. "Recomenda-se uma higiene íntima com sabonete apropriado antes e depois da prática sexual, e especialmente a mulher deve esvaziar a bexiga após uma relação sexual".

Anotou todas as dicas? Então, você já está pronta para curtir o verão com saúde!