Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Livre-se das doenças de inverno

As baixas temperaturas e os hábitos comuns da temporada, como manter janelas fechadas, contribuem para a incidência de gripes, resfriados e outros males causados por vírus e bactérias. Aprenda a se blindar

Máxima Digital Publicado em 23/06/2015, às 17h18 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
doenças de inverno - shutterstock
doenças de inverno - shutterstock
- Tome a vacina contra a gripe
Se aplicada preferencialmente nos meses que antecedem o inverno, a vacina oferece até 90% de eficácia. Ela só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a outras doses ou para quem tem alergia a ovo de galinha e derivados.

- Mantenha a casa limpa
Os ácaros podem causar transtornos à saúde, como episódios de rinite, asma e alergias respiratórias. Esses aracnídeos gostam de local úmidos e quentes e se alimentam de restos de pele que se juntam à poeira. Para combatê-los, troque a roupa de cama semanalmente e capriche na faxina, utilizando o combo pano úmido + aspirador de pó.

- Libere o catarro
Existe um jeito divertido de fazer isso: cantando! A vibração das cordas vocais ajuda a soltar o muco que se acumula no nariz e na garganta, facilitando a sua expulsão.

- Deixe o nariz hidratado e limpo
Uma medida complementar (e importante!) é manter a mucosa nasal sempre bem hidratada. Para isso, lave o nariz com soro fisiológico duas vezes ao dia. 

Confira mais dicas na MÁXIMA de junho! Já nas bancas.