Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Livre-se das doenças de inverno

As baixas temperaturas e os hábitos comuns da temporada, como manter janelas fechadas, contribuem para a incidência de gripes, resfriados e outros males causados por vírus e bactérias. Aprenda a se blindar

Máxima Digital Publicado em 23/06/2015, às 17h18 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

doenças de inverno
doenças de inverno - shutterstock
- Tome a vacina contra a gripe
Se aplicada preferencialmente nos meses que antecedem o inverno, a vacina oferece até 90% de eficácia. Ela só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a outras doses ou para quem tem alergia a ovo de galinha e derivados.

- Mantenha a casa limpa
Os ácaros podem causar transtornos à saúde, como episódios de rinite, asma e alergias respiratórias. Esses aracnídeos gostam de local úmidos e quentes e se alimentam de restos de pele que se juntam à poeira. Para combatê-los, troque a roupa de cama semanalmente e capriche na faxina, utilizando o combo pano úmido + aspirador de pó.

- Libere o catarro
Existe um jeito divertido de fazer isso: cantando! A vibração das cordas vocais ajuda a soltar o muco que se acumula no nariz e na garganta, facilitando a sua expulsão.

- Deixe o nariz hidratado e limpo
Uma medida complementar (e importante!) é manter a mucosa nasal sempre bem hidratada. Para isso, lave o nariz com soro fisiológico duas vezes ao dia. 

Confira mais dicas na MÁXIMA de junho! Já nas bancas.
ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI