Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Massagem nos pés: como fazer e quais seus benefícios

É quase impossível encontrar alguém que não deseje uma boa massagem nos pés após um longo dia. Aqui, Cláudia Andréa Olindino, podóloga consultora da MIP Brasil Farma, dá dicas para mantê-los saudáveis e bonitos

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 16/09/2015, às 13h41 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
massagem - Shutterstock
massagem - Shutterstock
Depois de nos aguentar por um longo dia, os pés merecem atenção especial. Além de ser uma delícia, o ato de massagear a região traz inúmeros benefícios para a saúde! "Com massagens diárias, é possível controlar o stress, problemas de insônia, ansiedade e cansaço", explica a podóloga Cláudia Andréa Olindino, consultora de footner da MIP Brasil Farma.

Como fazer?
Antes de começar a massagear, a podóloga sugere que deixe os pés descansando em um recipiente com água morna por 15 minutos. "Isso é importante para já relaxar e aquecer a musculatura, o que potencializará os efeitos da massagem”, explica. 
Em seguida escolha um dos pés para começar e apoie-o sobre o joelho da outra perna, virando a sola para você. Dessa maneira, é possível fazer todos os movimentos da massagem. Escolha um creme específico para pés - ele ajudará os dedos a deslizarem melhor. "Assim, é possível aproveitar a massagem para hidratar as áreas endurecidas do pés, como calcanhares e extremidade dos dedos. É uma maneira de cuidar e relaxar ao mesmo tempo", avalia Claudia. Massageie com seus polegares a sola dos pés. Faça movimentos de pressão circulares e massageie os dedos, mexendo-os para frente e para trás. Depois desça e, com a palma da mão, massageie a região do calcanhar. Depois, faça o mesmo no outro pé. 
A profissional ainda indica que puxe, delicadamente, os dedos para cima:“Isso alonga a fáscia plantar”, explica. Também flexione os dedos para baixo para alongar o tornozelo.