Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar » Saúde física da mulher

MÊS DA MULHER: Exercícios de Pilates podem amenizar dores nas costas causadas pelo Home Office; FOTOS

Especialista elabora um treino rápido e fácil que ajuda a relaxar a tensão muscular

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 04/03/2021, às 12h00

Exercícios de Pilates podem amenizar dores nas costas causadas pelo Home Office; FOTOS
Exercícios de Pilates podem amenizar dores nas costas causadas pelo Home Office; FOTOS - Freepik

Alongamento, expansão da consciência corporal, aumento da flexibilidade, resistência e melhora da coordenação motora são apenas alguns dos muitos benefícios que a prática do Pilates pode proporcionar. Durante a pandemia, a atividade se tornou uma grande aliada para aqueles que buscam melhorar dores nas costas e até mesmo tonificar os músculos.

Quando praticada corretamente, a atividade fortalece toda musculatura responsável pela sustentação da nossa coluna, e principalmente a base dela, conhecida como lombar, região famosa por muitas dores. A professora Joselma Araújo (CREFITO 245732), da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina, indica alguns exercícios para fazer em casa e aliviar as dores:

Exercício de Gato

Posição: em posição de quatro apoios ou de gato, inspire. Na expiração traga sua coluna em direção ao teto, fazendo um arco como um gato arrepiado. Nesse momento a cabeça precisa acompanhar o movimento e o seu olhar deve ser direcionado para o meio das pernas. Ao retornar imagine levando os ísquios para longe (como se fosse empinar o bumbum) e leve o olhar para frente. Expire e retome o movimento.

Repetições: 10 a 12 repetições.

Pose do gato - pilates

Rolamento da coluna na parede

Posição: de pé, encoste sua cabeça e coluna na parede, perceba quais pontos estão apoiados e quais pontos da coluna estão sem apoio. Deixe os braços ao longo do corpo. Inspire, na expiração role sua cabeça e coluna em direção ao chão. Deixe os braços pesarem como pêndulos para baixo. Na próxima expiração procure ativar o abdômen e subir a coluna rolando vértebra por vértebra na parede, atente para a cabeça subir por último.

Repetições: 4 a 8 repetições.

Fazer aquela pausa durante o trabalha para se alongar é de extrema importância, os chamados exercícios compensatórios evitam lesões por esforço repetitivo, além de ajudar a corrigir vícios posturais. As pausas podem acontecer por 30 diários ou sempre que sentir a musculatura tensionada e com dores. XX também indicou dois exercícios de alongamento:

Spine Strech (Alongamento da coluna)

Posição: Sente-se com o tronco reto, pernas esticadas à frente. Mantenha seus braços retos elevados na altura dos ombros, procure manter a sensação de crescimento da cabeça em direção ao teto. Leve os braços em direção aos pés arredondando sua coluna. Retorne montando a coluna na posição inicial.

Repetições: 6 a 8 repetições.

Exercício de Sereia:

Posição: sentado com as pernas cruzadas em Z eleve um braço em direção ao teto, imagine que quer alcançar o teto com a ponta dos dedos e ganhar espaço entre as costelas, agora leve na expiração a coluna e o braço em flexão lateral.

Repetições: 8 a 10 repetições (para cada lado)


Março é o Mês da Mulher na Máxima! Nosso intuito é fazer você, mulher, se enxergar por dentro e por fora e se valorizar. É fazer você perceber que é incrível, guerreira e que merece tudo de melhor na vida, sim!

Fique de olho no nosso site para conferir textos necessários, profundos, e escritos com o respaldo de profissionais MULHERES também. 

O especial MÊS DA MULHER vai de 1 a 31 de março.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI