Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

MÊS DA MULHER: Nutricionista dá dicas de alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Renata Branco ainda ensinou duas receitas para utilizar essas fontes de proteção na alimentação

Máxima Digital Publicado em 03/03/2021, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista dá dicas de alimentos que fortalecem o sistema imunológico - Freepik
Nutricionista dá dicas de alimentos que fortalecem o sistema imunológico - Freepik

A alimentação é um grande aliado na hora de cuidar do corpo. Nos cuidados com a saúde, uma série de alimentos podem ser peças-chave que lutem a favor de uma vida mais saudável. 

"Devemos ter alguns cuidados com a alimentação, existem alguns alimentos que contribuem com nutrientes e compostos bioativos que podem nos ajudar", declarou a nutricionista clínica e esportiva Renata Branco.

Ela sugeriu uma série de alimentos que podem ser inseridos nas refeições do dia a dia para deixar o sistema imunológico reforçado

Renata também explicou quais são as características positivas de cada um dos itens citados por ela. 

Confira a lista: 

Repolho: fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que melhora a função das células imunes.

Alho: tem função imunoprotetora, além de fornecer selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

Amêndoas: ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, ajudam a proteger o sistema imune da oxidação, principalmente em situações de estresse.

Batata doce: rica em betacaroteno, precursor de vitamina A, é um nutriente fundamental para o sistema imunológico. Pode ser usada no lugar do pão no café da manhã, cozida, ou em purê e sopas.

Shitake: rico em vitaminas do complexo B que ajudam na proteção do corpo, também oferece efeitos antivirais e antibacterianos, dando um super reforço à imunidade.

Orégano: ótimo contra intoxicações alimentares, contém carvacrol, que ativa as defesas do corpo. Para garantir os seus benefícios, deixe para salpicá-lo só depois do pronto já pronto.

Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Erva Dente de Leão: aumenta a resposta imune e a produção de óxido nítrico, melhorando a oxigenação dos tecidos. Utilize na forma de chá, com 1 colher chá para 1 xícara de água aquecida.

Frutas cítricas: fontes de vitamina C, são responsáveis pela cicatrização de feridas, fraturas e contusões, e atuam no processo inflamatório e na integridade das mucosas. Consuma em forma de sucos ou frutas in natura.

Própolis: contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e estimular receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

Óleo de coco: o ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco tem propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

Para ter uma alimentação balanceada e cheia de saúde, a nutricionista sugeriu duas receitas que contém alguns alimentos da lista e outros, como verduras frescas, carne magra ou frango e temperos naturais.

Panqueca Funcional

2 colheres sopa de flocos de aveia
1 col sopa de semente de chia
2 ovos
1 colher de sopa de psyllium

Hidratar a chia em 1 xícara de água. Misturar todos os ingredientes e preparar os discos da panqueca em uma frigideira untada com azeite.

Escabeche de legumes:

Tomate cereja 1 xícara
Abobrinha japonesa 1 und
Ameixa seca sem caroço 1 xícara
Vinagre de maçã 1 xícara
Azeite extra virgem 1 xícara
Cebola 1 und
2 dentes de alho picado
1 pimentão vermelho
1 talo de alho poró
Manjericão a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Picar abobrinha, pimentão, cebola em cubos pequenos, picar o tomate ao meio. Fatiar o talo de alho poró. Colocar os ingredientes na panela e adicione o manjericão, orégano, sal a gosto, o vinagre, a ameixa e o alho picado. Colocar 1/4 de xícara do azeite e deixar em fogo brando até que os ingredientes amaciem. Quando estiver pronto acrescente o restante do azeite extra virgem e mexa delicadamente. Espere esfriar e armazene em uma vasilha de vidro na geladeira.


Março é o Mês da Mulher na Máxima! Nosso intuito é fazer você, mulher, se enxergar por dentro e por fora e se valorizar. É fazer você perceber que é incrível, guerreira e que merece tudo de melhor na vida, sim!

Fique de olho no nosso site para conferir textos necessários, profundos, e escritos com o respaldo de profissionais MULHERES também. 

O especial MÊS DA MULHER vai de 1 a 31 de março.