Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Semana da saúde mental e física

MÊS DA MULHER: Pompoarismo; o que é, quais os benefícios e como praticar a técnica que aumenta o prazer sexual feminino

Batemos um papo sincerão com a ginecologista Rayara Campos sobre os exercícios que ajudam a mulher a entrar em contato com seu região íntima

MÁXIMA DIGITAL Publicado em 03/03/2021, às 14h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pompoarismo - FreePik
Pompoarismo - FreePik

A importância de falarmos sobre o corpo e os prazeres femininos está se tornando cada dia mais urgente. Quem foi que disse que mulheres não podem explorar seus desejos sexuais? 

Conhecer sua região íntima e o que te agrada na hora do sexo é essencial para que a relação com seu parceiro ou parceira seja plenamente satisfatória, sem falar na masturbação, que exige um autoconhecimento super pessoal. 

Diante disso, a Máxima, neste Mês da Mulher, resolveu bater um papo com a especialista Rayana Campos, ginecologista do Grupo Pardani, sobre pompoarismo. 

Você já ouviu falar desta prática? Conheça a técnica de exercícios que traz diversos benefícios para a saúde feminina e além de muito prazer! 

O QUE É POMPOARISMO?

“É uma prática milenar, muito relacionada a questões sexuais, mas não está só associada a isso. A prática do pompoarismo pode fortalecer e melhorar a saúde do seu assoalho pélvico, reparando, por exemplo, casos de incontinência urinária”, diz a Dra. Rayara. 

Segundo a especialista, esta prática teve início há inúmeros anos, surgindo de forma teatral. “Se tornou mais conhecido no mundo através das gueixas japonesas e das mulheres tailandesas que faziam shows, expulsando objetos da vagina por exemplo. Mais tarde essa prática foi sendo aprimorada e foram desenvolvidos exercícios específicos que podem prevenir várias disfunções”, explica.

COMO FAZER?

Lendo assim, o pompoarismo parece ser um bicho de sete cabeças, mas não. Apesar de simples, é necessário a condução de alguém capacitado. “O ideal é que a mulher que quer iniciar seja sempre orientada por um profissional, principalmente em casos em que a mulher quer fortalecer a região da sua musculatura pélvica. Existem acessórios que podem ser utilizados e exercícios também de treinamento”, afirma a ginecologista. 

QUAIS OS ACESSÓRIOS PODEM SER USADOS?

Os instrumentos usados no pompoarismo são: ben-wá, personal, colar tailandês e cone vaginal.

Cada um deles irá trabalhar e exercitar a vagina de maneira diferente, estimulando distintas habilidades motoras da região íntima. 

BENEFÍCIOS DO POMPOARISMO

“Existem inúmeros benefícios, tanto na parte sexual, como melhora do vaginismo, melhora da lubrificação vaginal, melhora do prazer na relação sexual, redução da dor na penetração”, relata a especialista. 

A realização desses exercícios ainda colabora no cuidado com o bem-estar íntimo. “Os benefícios de fortalecimento do assoalho pélvico que vão reduzir e melhorar quadros de incontinência urinária e prolapsos vaginais. Pode ajudar a mulher a se conhecer melhor e melhorar inclusive sua autoestima”, conta. 

A respeito de contraindicações, Rayara conta que “deve-se tomar cuidado em casos de gestação e pacientes que inseriram DIU recentemente”, então, excluindo esses casos, é só se jogar no autoconhecimento!


Março é o Mês da Mulher na Máxima! Nosso intuito é fazer você, mulher, se enxergar por dentro e por fora e se valorizar. É fazer você perceber que é incrível, guerreira e que merece tudo de melhor na vida, sim!

Fique de olho no nosso site para conferir textos necessários, profundos, e escritos com o respaldo de profissionais MULHERES também. 

O especial MÊS DA MULHER vai de 1 a 31 de março.