Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Perder uns quilinhos não é tarefa fácil. Além da vontade, temos que fugir das mentiras que giram em torno do assunto. Saiba mais

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 07/05/2015, às 11h47 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
mitos e verdades sobre emagrecimento - shutterstock
mitos e verdades sobre emagrecimento - shutterstock
Muitas pessoas entram de cabeça em uma dieta que, mesmo após algumas semanas, não surte efeito. Outras, criam hábitos que acreditam ser um passo para o peso ideal, e acabam prejudicando a saúde. Não é raro, inclusive, encontrar receitas milagrosas na internet que prometem um efeito rápido e indolor - afinal, ficar muito tempo sem se entregar ao chocolate, dói. 
No fim das contas, a balança não muda (e se muda, logo volta). O que será que está sendo feito de errado? O endocrinologista Gustavo Gimenes contou para a MÁXIMA o que pode estar atrapalhando a sua dieta - e também o que pode continuar a ser feito! Preste atenção:

"Jejuns prolongados ajudam a perder peso" - MITO. Longos períodos sem alimentar-se aumentam o catabolismo (perda de massa muscular que se transforma em energia, glicose,  para manter o corpo funcionando) ou seja você perde massa muscular e não gordura, o que faz com que seu metabolismo fique mais lento.

"Beber muita água emagrece" -  VERDADE. Durante toda dieta para perda de gordura (emagrecimento) ocorre um aumento da acidez do sangue devido à intensa quebra da gordura em energia. Sendo assim, a ingestão de muita água ameniza os sintomas decorrentes dessa acidez como cefaléia, náuseas, enjôos, favorecendo todo este processo.
"Dormir poucas horas atrapalha no emagrecimento" - VERDADE. Poucas horas de sono diminuem a produção de GH que tem intensa ação lipolítica e ajuda na quebra de gordura. Este hormônio aumenta também a produção de cortisol, conhecido como hormônio do stress. Em excesso, esta substância provoca um aumento de destruição de massa muscular que é convertida em glicose e aumenta a produção de gordura corporal, prejudicando o emagrecimento.

"Substituir refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, por sucos e chás auxilia a perca de peso de maneira saudável" - MITO. Sucos e chás não tem quantidades adequadas de proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras que os alimentos sólidos das refeições possuem, além de não produzirem saciedade, pois são de rápida digestão podendo provocar perda de massa muscular e problemas de saúde por falta de nutrientes.
"Comer de 3 em 3 horas é importante para controlar o emagrecimento" - PARCIALMENTE VERDADE. Deve-se evitar longos períodos (mais que 5 horas) sem alimentar-se pois o corpo vai catabolizar e prejudicar a produção de energia, diminuindo a velocidade do metabolismo e dificultando a perda de gordura.