Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Cuidados com a pele

Mudança de temperatura: Especialista dá dicas de como evitar o ressecamento da pele nos dias secos

Dra. Fernanda Nichelle orientou quais cuidados são essenciais para esse período

Máxima Digital Publicado em 27/08/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mudança de temperatura: Especialista dá dicas de como evitar o ressecamento da pele nos dias secos - Freepik
Mudança de temperatura: Especialista dá dicas de como evitar o ressecamento da pele nos dias secos - Freepik

Nas últimas semanas, uma massa de ar seco e quente cobriu vários estados do país. A umidade relativa do ar na cidade de São Paulo, por exemplo, atingiu valores próximos ao deserto do Saara, que costumam variar entre 14% à 20%.

Com o clima tão quente e seco, engana-se quem acha que somente os pulmões são prejudicados. Nosso corpo como um todo sofre os prejuízos.

O tempo seco tem consequência direta em nossa pele. De acordo com a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, uma pele seca significa uma alteração na barreira de proteção, tornando-a mais frágil e suscetível às dermatites (alergias) e até mesmo às infecções.

“Isso porque a coceira gerada pela secura pode, através de uma passagem de entrada na pele, levar bactérias das unhas para dentro do corpo humano.”,  destacou.

Segundo a especialista, o álcool em gel, indispensável neste período pandêmico, também acaba piorando o quadro. “O uso excessivo do álcool gel compromete a oleosidade e proteção naturais da nossa pele, agravando casos de pele seca.”, explicou.

E, se você também está sofrendo com essas mudanças constantes de temperatura, a médica listou algumas dicas para evitar o ressecamento da pele.

"Evite banhos quentes e demorados, não use esponjas ou buchas vegetais, use óleos de banho ou syndets ao invés de sabonetes, aplique hidratante no corpo nos primeiros 15 minutos após sair do banho, quando a absorção será maior do produto pela pele e não se esqueça de ingerir bastante água!", orientou a especialista.