Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Mudança de temperatura: Tricologista dá dicas de como cuidar dos cabelos e couro cabeludo nos dias mais quentes

Dr. João Gabriel Nunes orientou quais cuidados são essenciais nesse período

Máxima Digital Publicado em 06/09/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mudança de temperatura: Tricologista dá dicas de como cuidar dos cabelos e couro cabeludo nos dias mais quentes - Freepik
Mudança de temperatura: Tricologista dá dicas de como cuidar dos cabelos e couro cabeludo nos dias mais quentes - Freepik

O calor está se aproximando e, com ele, chegam as temperaturas mais quentes. Você sabia que esse clima também pode afetar nosso couro cabeludo?

É preciso ter cuidado na hora de manter a saúde dessa parte delicada do nosso corpo e que merece atenção. 

Para te ajudar nessa missão, a Máxima Digital convidou o Dr. João Gabriel Nunes, tricologista, para dar dicas de como cuidar do couro cabeludo nos dias mais quentes. 

Ele explicou que os raios solares podem causar danos ao cabelo. “Assim como penetram na pele, os raios UVA e UVB também penetram nas madeixas, podendo causar danos na composição estrutural dos cabelos com consequente oxidação e alteração da cor. O sol também proporciona a abertura da cutícula capilar, deixando o fio mais poroso,
quebradiço, sem brilho e até pode contribuir para o aumento da queda de cabelo.”, disse. 

É possível evitar esse tipo de situação? Sim e o tricologista explicou como isso: "Atualmente existem produtos específicos que formam um filme de proteção sobre a fibra capilar, como leave-ins e sprays específicos de proteção solar. Além disso, em dias muito ensolarados, o uso de boné pode contribuir não só para a proteção do cabelo como também do couro cabeludo. Outro passo importante é hidratá-los e restaurá-los após um dia de exposição intensa, a fim de conquistar fios saudáveis e bonitos.”.

Arealização de transplante capilar está muito em alta e o Dr. explicou quais os cuidados que quem realizou o procedimento tem que tomar durante dias quentes.

"O paciente que se submeteu ao transplante capilar deve tomar cuidado redobrado em relação à exposição solar, orientamos que evite o sol por no mínimo 30 dias. O uso do boné para auxílio está indicado a partir do 7º dia após o procedimento, priorizando um modelo leve, aerado e que não prejudique a transpiração local", orientou o especialista. 


Sobre o Dr. João Gabriel Nunes

João Gabriel Nunes se formou em medicina em 2010, pela Universidad Del Valle, em
Cochabamba. Sua primeira pós-graduação foi em dermatologia pela faculdade de ciências médicas de Minas Gerais, com extensão acadêmica na University of Michigan, nos Estados Unidos. Sua segunda pós-graduação foi em reumatologia pelo instituto de pesquisas e ensino médico de São Paulo, com extensão acadêmica em Harvard Medical School, também nos Estados Unidos. A última pós-graduação do médico foi em Tricologia e Transplante Capilar no Instituto e Hospital da Pele em São Paulo. Além de sua formação, João Gabriel é membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e também faz parte da sociedade World F.U.E Institute. Nunes trabalha na sua clínica, o Centro Médico Capilar, localizada em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, o qual é o centro onde é realizado o maior número de procedimentos usando a técnica F.U.E do Br.