Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Suplementação

Nutricionista explica a importância da suplementação em nosso organismo

Adrienne Fortunato falou sobre como esse tipo de auxílio pode ser benéfico para a saúde

Máxima Digital Publicado em 22/06/2021, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista explica a importância da suplementação em nosso organismo - Freepik
Nutricionista explica a importância da suplementação em nosso organismo - Freepik

Suplementação é um termo bastante popular no ramo da saúde, mas poucas pessoas sabem realmente para que ela serve e se vale a pena investir nesse tipo de cuidado. 

Adrienne Fortunato, nutricionista, explicou que a suplementação é um passo bastante importante na rotina de cuidados com a saúde. 

Segundo estudos, ela serve para auxiliar no controle da massa muscular, já que os suplementos são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ao nosso organismo.

Qualquer pessoa pode utilizar os suplementos, sejam aquelas que fazem atividade física de leve a intensa e necessitam substituir massa gorda por massa magra, pessoas com deficiência física, pessoas em tratamento oncológico ou até mesmo aquelas que apresentam perda de proteína no corpo, seja pela idade ou por outro motivo.

Em um bate-papo exclusivo com a Máxima Digital, a nutricionista falou sobre o tema a importância dele no cuidado com a saúde. 

MÁXIMA DIGITAL: Como funciona a suplementação?

ADRIENNE FORTUNATO:"A suplementação é indicada para complementar, adicionar ou auxiliar, pois ela é decorrente das mudanças no estilo de vida, consequentemente, no padrão alimentar da população. É um acréscimo ou um facilitador do que se busca para o corpo, seja um processo de ganho, perda de peso ou até como fonte de equilíbrio para complementar a dieta e ingerir nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas entre outros que estejam carentes no nosso organismo."

MÁXIMA: É ideal o acompanhamento de um profissional?

ADRIENNE: "Sim, pois suplemento só pode ser prescrito por um nutricionista ou médico especializado porque ele é da linha alimentar, portanto, exige acompanhamento de um profissional para fazer um acompanhamento único e nutricional."

MÁXIMA: Devo tomar algum cuidado?

ADRIENNE: "O cuidado que devemos tomar é procurar sempre suplementos que comprovam as suas qualidades, pois existem grandes diferenças entre os suplementos alimentares disponíveis nas prateleiras das lojas dos segmentos.

Os suplementos alimentares não podem substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva.

Temos que tomar cuidado com os ingredientes, pois existem alguns suplementos com açúcar, lactose, glúten, corantes artificiais e entre outras substâncias que não são bem-vindas ao nosso organismo."

MÁXIMA: Quais os benefícios da suplementação?

ADRIENNE: "Os benefícios da suplementação são inúmeros, pois os suplementos vitamínicos representam um suporte para o organismo. Atendem, em especial, às diversas situações em que o corpo se ressente da disponibilidade desses nutrientes fundamentais para o seu funcionamento regular. Assim, em situações em que a dieta da pessoa não supere tais nutrientes ou quando o organismo não processe adequadamente sua absorção, a solução efetiva é a suplementação vitamínica. Lembrando sempre da necessidade de consultar um especialista para a suplementação individualizada."

MÁXIMA: Quero começar uma vida mais saudável, por onde começar?

ADRIENNE: "Uma vida saudável se inicia com a sua forma de pensar e a formação de hábitos alimentares, que por sua vez é adquirida de forma gradual. Reveja sua forma de pensar, buscando a qualidade de vida, assim o estilo saudável é muito mais prazeroso e a suplementação acaba sendo o combustível ideal para cuidar da saúde, ter disposição, prevenir doenças, ter longevidade e qualidade de vida.

Toda suplementação deve contar com a orientação médica e nutricional para buscar um protocolo único e adequado."