Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Cabelos saudáveis

Nutricionista indica alimentos para manter os cabelos saudáveis

A Nutricionista elencou ingredientes ricos em vitaminas e minerais, que promovem o crescimento, brilho e resistência aos fios

Máxima Digital Publicado em 31/05/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista indica alimentos para manter os cabelos saudáveis - Freepik
Nutricionista indica alimentos para manter os cabelos saudáveis - Freepik

Os alimentos que você consome no dia a dia podem ajudar — e muito — os cabelos. Isso porque cada fio é composto por células que contém uma proteína chamada queratina. E essas células precisam ser nutridas constantemente com vitaminas e minerais para manter os cabelos saudáveis. Por isso, bons hábitos alimentares podem evitar a queda e enfraquecimento, e até mesmo os fios brancos.

Alimentos que são fontes de vitaminas A, C, E, complexo B, silício orgânico, zinco, magnésio, e ômega 3 e 6 podem ser inseridos rotineiramente na alimentação de cada pessoa interessada em acelerar o crescimento capilar e dar mais força e brilho aos fios.

Mas quais são eles? A nutricionista Mariana Nacif elenca abaixo 8 alimentos para tornar os cabelos mais saudáveis. Uma dica é consumir banana, morango, amêndoas e aveia preferencialmente, no café da manhã ou lanche da tarde, acompanhados de iogurte. Já o salmão, semente de abóbora e abacate são ótimas opções na hora almoço ou jantar.

1. Ovos

Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos, mas ingeri-lo também é benéfico.

"Este alimento é uma fonte de vitamina A, que ajuda a produzir sebo saudável, uma substância oleosa secretada pelo couro cabeludo que mantém os fios hidratados", afirmou Mariana.

Ela também destaca que a vitamina A presente nos ovos combate os radicais livres que contribuem para a queda capilar.

2. Amêndoas

Além de ser bom para garantir os baixos níveis de colesterol ruim e uma melhor circulação, o consumo de amêndoas impacta positivamente as madeixas. A semente é rica em vitaminas do complexo B, que evitam principalmente a queda de cabelo.

"A biotina (vitamina B7) ajuda a evitar a perda dos fios, e a falta dela pode causar a queda e enfraquecimento. Já o ácido pantotênico (vitamina B5) reduz a perda natural de cabelo devido ao envelhecimento, fortalece os folículos e ajuda o couro cabeludo a se livrar de pele morta", explicou Mariana.

De acordo com a nutricionista, as amêndoas também possuem inositol (vitamina B8), considerado um dos principais nutrientes para prevenir a famigerada calvície e estimular o crescimento dos fios.

3. Morango

Queridinho por muitas pessoas, o morango pode ser um forte aliado da beleza. Segundo Mariana, a fruta pode tratar o cabelo e a pele.

"O morango tem grande concentração de vitamina C, que é muito importante para a produção de colágeno, proteína que representa cerca de um terço do corpo, incluindo pele, cabelo e ligamentos", disse a nutricionista.

Essa fruta também age como antioxidante, o que ajuda a proteger contra radicais livres que danificam os fios, que os tornam frágeis e fracos.

4. Abacate

Segundo a especialista, o abacate é rico em vitamina E, que pode auxiliar na prevenção dos cabelos brancos e perda capilar.

"Este antioxidante promove o fluxo sanguíneo saudável, que mantém a circulação no couro cabeludo. Com isso, ajuda na produção de cabelos novos, especialmente em casos de recuperação de queda", explicou.

5. Aveia

Este alimento é fonte de silício orgânico e traz diversos benefícios para os cabelos, de acordo com Mariana.

"Ajuda no aumento da força, elasticidade e resistências dos fios, reduzindo também a quebra e queda. Isso porque o silício orgânico facilita a formação das proteínas importantes para a estrutura capilar", falou.

6. Semente de abóbora

A semente de abóbora possui propriedades como o zinco, que promove o equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT do couro cabeludo. A nutricionista afirma que o zinco auxilia o corpo a produzir e reparar tecidos, e mantém as glândulas sebáceas em torno dos folículos capilares, essenciais para a saúde capilar.

7. Banana prata

Muito conhecido e consumido pelos brasileiros, esse tipo de banana contém magnésio, que segundo Mariana, é um mineral que ajuda a prevenir a calvície, além de deixar os fios mais fortes e saudáveis.

8. Salmão

Incluir os peixes na dieta, em especial o salmão, favorece o crescimento das madeixas e aumenta a força das mesmas.

"Isso ocorre porque os ácidos graxos ômega 3 e 6 presentes no alimento beneficia os fios de diversas formas: ao fornecer umidade, estimular nutrientes para o folículo capilar através do fluxo sanguíneo saudável e no combater ao temido hormônio DHT, responsável pela perda de cabelo", explicou a nutricionista.


Mariana Nacif - CRN-4 19100749
Nutricionista clínica formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR),
especialista em saúde da mulher, microbiota intestinal, nutrição vegetariana e integrativa, comportamento alimentar e coaching nutricional. É integrante do corpo clínico da Remind (SP) e LANAI (RJ).