Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar / Estresse

Nutróloga explica os malefícios do estresse no organismo

A Dra. Fernanda Cortez falou sobre os cuidados que devemos ter com essa sobrecarga emocional

Máxima Digital Publicado em 14/09/2021, às 15h20

Nutróloga explica os malefícios do estresse no organismo - Freepik
Nutróloga explica os malefícios do estresse no organismo - Freepik

Todo mundo sabe que o estresse pode fazer mal para a nossa saúde. Porém, por esse ser um tema comum, muitas pessoas acabam deixando de lado a importância de ter cuidado com essa sobrecarga emocional.

O estresse pode influenciar em nosso organismo e fazer com que ele fique desregulado, ou seja, não trabalhe da maneira como deveria. 

A nutróloga Dra. Fernanda Cortez explicou quais são os malefícios apresentados por ele em nosso corpo. 

Ela falou como o estresse aparece em nosso corpo: "Começa com uma tensão muscular e um estado de alerta maior, em função da adrenalina liberada no organismo pelas glândulas suprarrenais. Depois, surge a sensação de cansaço, apesar de a noite de sono ter sido boa, além de pequenos esquecimentos. E quando percebemos tomou conta do nosso organismo.".

“O estresse pode prejudicar gravemente a saúde e manifesta-se gradualmente, por isso, é preciso ter atenção”, afirmou a Dra. Fernanda.

A especialista falou sobre os sintomas e o que eles podem gerar: "Irritabilidade, gastrite, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão, são alguns sintomas do estresse. Nos casos mais graves, a pessoa pode ter um infarto, um AVC e, até mesmo, desenvolver um câncer.".

Dra. Fernanda deu algumas orientações de como combater o estresse: "Exercite-se: as atividades físicas aumentam a liberação de endorfina, um importante hormônio que combate o estresse.".

"Defina limites: saber dizer 'não' às vezes pode salvar sua saúde. Sobrecarregar-se com muitas tarefas acima do normal pode piorar seu estresse.", continuou. 

Ela prosseguiu: "Reserve mais tempo para você fazer o que gosta: divertir-se, passear ou até mesmo ler um bom livro. Pequenas tarefas prazerosas tornam a vida mais leve.".

"Exponha seus sentimentos: falar com pessoas confiáveis sobre seus sentimentos, medos e impaciência pode ajudar a voltar ao seu estado mais tranquilo.", disse. 

Por fim, a nutróloga orientou atenção na alimentação: "Alimente-se corretamente: a qualidade da alimentação faz muita diferença tanto na sua saúde corporal como na mental. Alimentos ricos em fibras e vitaminas, e a água serão seus melhores aliados na luta contra o estresse. Prefira eles!".

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI