Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Saúde e Bem Estar » Cuidados com a pele

Óleo de rosa mosqueta: Aprenda a fazer uma máscara facial caseira que hidrata a pele e ajuda a clarear manchas

Dermatologista explica os benefícios do cosmético natural que virou um dos queridinhos na hora da skincare e ensina receita caseira para as leitoras da Máxima

Máxima Digital Publicado em 25/06/2020, às 15h54

Cuidados com a pele: Máscara facial
Cuidados com a pele: Máscara facial - Freepik - Criado por Yanadjana

Depois de ser usado por séculos em fórmulas de cremes passadas de geração em geração, o fruto da rosa mosqueta foi estudado formalmente em 1950. A partir dali foi descoberto que ele é rico em vitaminas A, B1, B2, C e E, além de ter um grande poder hidratante e cicatrizante.

Foi no Chile, três décadas depois, que a Faculdade de Química da Universidade de Concepción provou que o óleo extraído de suas sementes era ainda mais poderoso que os cremes e a fama do produto se espalhou pelo mundo e acabou virando febre entre as pessoas que curtem tratar a pele de forma natural.

Por ser bem leve, o óleo de rosa mosqueta penetra rapidamente na epiderme e na derme – as duas camadas mais superficiais da pele. Assim, a maciez e a suavidade são percebidas quase instantaneamente. Quem não gosta de aplicar óleo puro na pele, pode se beneficiar com cremes hidratantes que contém a substância na fórmula.

“Os ácidos e as vitaminas de sua composição tornam o óleo de rosa mosqueta um forte aliado no combate às manchas que já se estabeleceram na pele”, conta a dermatologista Natasha Crepaldi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A médica ainda ressalta que o segredo é não esquecer do protetor solar, já que o uso diário é indispensável para evitar novas manchas.

O óleo de rosa mosqueta é ainda um ótimo aliado para combater o envelhecimento precoce da pele.

“A vitamina C do óleo potencializa a produção de colágeno, o que ajuda na prevenção de rugas e marcas de expressão”, diz Natasha.

De acordo com a dermatologista, os ácidos graxos insaturados e ácido transretinóico tornam o óleo de rosa mosqueta um renovador celular que ajuda na recuperação de cicatrizes causadas por cortes simples até por queimaduras, mas não pode ser aplicado em feridas ou machucados abertos.

“O óleo também é capaz de uniformizar o tom da pele, sendo indicado para pacientes com melasma, estrias e queloides. O cosmético ainda faz bem para os cabelos, evitando a descamação do couro cabeludo e o ressecamento dos fios”, descreve a dermatologista.

Para concluir, Natasha ensina – exclusivamente para as leitoras da Máxima – uma máscara facial caseira.

MÁSCARA FACIAL HIDRATANTE:

Misture duas gemas de ovo com uma colher (de café) do óleo de rosa mosqueta. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 minutos. Após esse tempo, lave com água morna e em seguida aplique seu creme facial de costume.